sábado, 26 de dezembro de 2015

JÁ CHEGOU O VERÃO, CALOR NO CORAÇÃO....

E eu estou morrendo... De calor.... Totalmente!!!!!!!

Oi, Pessoas!

Pra quem não sabe, eu moro na Cidade Maravilhosa (que não anda tão maravilhosa.... Infelizmente..). E aqui já deixou de ser Rio 40º há muito tempo! Por aqui, os termômetros estão batendo, sem brincadeiras, 47ºC (Av. Antônio Carlos, centro da cidade, semana passada). Mas a sensação térmica passa dos 50ºC, dependendo do local onde você esteja).

Fiquei pensando nas crianças e nas grávidas... O quanto eles sofrem nesta época do ano! Assim como eu, que estou bem acima do peso ideal.... Então, resolvi dar algumas sugestões por aqui!

As grávidas devem tomar muito cuidado com o calor!!! Primeiro porque, sem protetor solar, muitas manchinhas podem surgir. Isso é verdade sim! Não aconteceu comigo, mas já aconteceu com uma conhecida minha.

Outra coisa é a pressão! Quem tem pressão baixa, então... Lascou-se! Ano passado, grávida do João, eu gastei horrores comprando garrafinha de água na rua. Mas aí vem a pergunta: "Por que você não carregava água na bolsa?". A resposta é muito simples: Porque não consigo beber água em temperatura ambiente (ou fervendo - porque, dentro da bolsa era quase certeza disso acontecer!!!). Pra mim, bebida tem que estar estupidamente gelada. Mas muito gelada mesmo!!!

Ah, também chupei muito picolé e sacolé!!! E, em situações de desespero, eu cheguei a chupar gelo! E não, você não leu errado... Foi muito bom para os enjoos matutinos (na gravidez do João, eu enjoei muito!).

Para as mulheres que incham os pés e as pernas, mas, como eu, não conseguiam sequer imaginar usar as meias de compressão, minha sugestão é: depois do banho gelado, pernocas pra cima. Peça ao companheiro uma massagem com um creme hidratante refrescante.... Ajuda bastante!!!

E os bebês?

Bom, para os que ainda estão apenas com o leite materno, vai uma sugestão que vi em alguns sites e achei bem interessante: picolés de leite materno! É isso mesmo! A mamãe tira o leite na bombinha e coloca em forminhas (de picolé ou de gelo) e oferece ao bebê como lanchinho. Super refrescante, sem sair da dieta do leitinho!

Para estes bebês, não ofereçam água gelada ou fria! É só leite materno mesmo!!!!

Para os que já estão com papinhas e frutas, minha sugestão é: além de água fria, sucos diversos de frutas, água de coco, picolé de fruta (principalmente os que as mamães fazem - só de fruta e água mesmo!), sacolé e muito banho!!! Ah, gelatina também é uma delícia para os bebês que já podem comer esta guloseima (converse antes com o pediatra!)!

Estes banhos podem ser: de balde, de mangueira, de piscina, de mar... Aí, vale a imaginação, Pessoas!!! Principalmente nos locais em que já estão faltando água.

O Bolota bebe muita, mas muita água. A Juju não curte muito, mas adora um suco!! Aí, vai da criação da mãe e da criatividade!

MUITO IMPORTANTE: 

INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, é de suma importância manter-se bem hidratado!!!

Isso vale para a 3ª idade também!!! Se tem um vovô ou uma vovó por perto, certifiquem-se de que eles tenham sempre algo para beber por perto! Alguns não conseguem se lembrar que precisam se hidratar, então, cabe a você ajudá-los nisso, ok?!

Beijos e até a próxima!!!



Juju na Praia de Copacabana - Dezembro 2014



sábado, 19 de dezembro de 2015

A MINHA INFÂNCIA E A DOS MEUS FILHOS... O QUE MUDOU?!

Oi, Pessoas, bom dia!

Eu estava passando os canais aqui na TV e, de repente, parei no canal Curta! (56, da net). Estava passando um programa sobre as músicas dos anos 80 no Brasil. Foi muito bom rever o Juninho Bill (Trem da Alegria) e o grupo (e ver como ele está diferente hoje!). Super legal rever o Afonso (Grupo Dominó) e relembrar o quanto eu era louca pelo grupo! Ver o Sylvinho Blau Blau e tantos outros cantores, grupos e programas que fizeram parte da minha infância.

Tive uma infância gostosa! Acho que todos que viveram naquela época devem sentir saudades das coisas que viveram ali... São tantas coisas...

Apesar de morar em apartamento, por não ter computador e celular, a criançada descia para o Play para brincar e interagir. Quando tinha muita gente, era pic disso e daquilo (pic alto, pic pega, pic bandeira, pic esconde, pic cola e por aí vai). Quando o grupo diminuía, a criatividade rolava: brincar de escritório, de escolinha.... Isso quando não rolavam as disputas de Banco Imobiliário, Imagem e Ação, Detetive....

Eu quebrei os dentes da frente brincando de polícia e ladrão (as arminhas eram água dentro das embalagens vazias de desodorante). Fiz um galo enorme na cabeça brincando de gato mia com a galera. Levei bolada no rosto, meu irmão abriu o queixo andando de skate e eu sempre arrancava o tampo do dedão do pé ao descer ladeiras de bicicleta nas férias no interior da Bahia.

Eu ia pra escola e voltava para casa sozinha aos 09 anos. Tive festinha no MacDonalds e minhas festas não tinham tema. Era só bexiga, brigadeiro e docinho espalhado pela mesa. Brinquei muito de Barbie, fiz roupinhas para ela e para outras bonecas.

Brinquei de Playmobil e Lego. Via Xuxa, Angélica, Castelo Rá Ti Bum, Sítio do Pica-pau Amarelo, Chaves, Chapolim e, sim, assisti a 1ª versão de Carrossel e me emocionei. Via "Paunk, a levada da breca", "Blossom", Gato Félix, Thundercats, He-Man, She-ra, Topogigio, Fofão, Popeye, Tom & Jerry e Pica-Pau.

Na música, eu curti Xuxa, Angélica, Balão Mágico, Trem da Alegria, Dominó, Menudo, Polegar... Via Mara Maravilha, Xuxa, Angélica, Sérgio Malandro! Morria de rir na "Porta dos Desesperados" e era louca pra ganhar a coleção inteira da Barbie no programa "Porta da Esperança".

Neste programa, o Sylvinho Blau Blau falou algo que me chamou a atenção. Ele disse que, nos anos 80, havia uma preocupação da sociedade em interagir com a criança como criança. Que eles participassem da sociedade, mas conforme a sua idade. Que as crianças não eram obrigadas a consumir lixo (e que ele não estava classificando as músicas de hoje, mas que as músicas para as crianças tinham a linguagem delas). E EU SUPER CONCORDO!

Vamos parar para pensar na TV aberta de hoje: qual programa de platéia que você conhece que seja totalmente voltada para o público infantil (como os da Xuxa, da Angélica eram, por exemplo?). O único programa de TV aberta para crianças, hoje, é o Bom Dia & Cia (do SBT). Tem participação de crianças (pelo telefone ou internet), MAS NÃO TEM PARTICIPAÇÃO DE PLATÉIA!

Nas manhãs da Globo, por exemplo, sequer tem desenho para as crianças. Pra ser bem honesta, na Globo NÃO TEM QUALQUER PROGRAMA PRA CRIANÇA! Não sei da programação da Band e da Rede TV (mas o pouco que sei, também não tem nada pra criança!). No SBT tem mais... Tem Chaves, tem Carrossel e a nova Patrulha Salvadora. E só!

Fim de semana, quem não tem TV a cabo ou Netflix, sofre!

E música?! Qual grupo canta apenas músicas infantis?! Ou é Galinha Pintadinha ou Mundo de Bita (que é novidade). Mas a minha pergunta é sobre músicas para crianças que tenham show com pessoas de verdade, como Trem da Alegria & Balão Mágico?

ACABOU! NÃO TEM MAIS!!!

As crianças de hoje consomem Anita, Ludmila, funk e etc. E sabe o que é pior? Os pais gravam suas crianças dançando de forma sensual e falam: "Que engraçadinho! Vou por na internet!". Não acho graça nenhuma!

Já achei bonitinho a Juju colocar a mãozinha e dançar "pre-pa-ra". Hoje, eu corto. Ela tem 05 anos! Ela não tem que dançar de forma sensual. Ela tem que brincar, correr e se divertir como uma criança.

Esta semana que passou, a Maysa (que já foi apresentadora do Bom Dia & Cia, do SBT) deu uma entrevista dizendo que as músicas que ela canta e dança não são para ser sensuais porque ela ainda é uma pré-adolescente. As pessoas criticaram uma pré-adolescente por não cantar e dançar de forma sensual!!!! Ela foi criticada por agir de acordo com a idade dela!

Em que sociedade vivemos hoje?!

Reclamam da pedofilia, querem matar pedófilos, mas sensualizam ao máximo as meninas. Levam as filhas para a escola com mini-shortinho e maquiagem aos 04/05 anos de idade. Eu não gosto quando a Juju passa maquiagem - reclamo com a minha mãe porque ela incentiva. ELA TEM 05 ANOS, vai ter o momento pra isso.

Deixo pintar a unha, deixo... Só de rosinha. E não é sempre. Maquiagem eu só deixo batom e sombra bem fraquinha em festas (e dependendo da festa!). Poxa, ela é uma criança...

Na TV, ou é Discovery Kids, ou Gloob ou Disney Channel. Na TV aberta, comigo, é SBT (quando não vê algo que eu esteja vendo).

A programação, hoje, é tão apelativa, que pouco vejo. Acompanhei a novela "Os 10 Mandamentos", da Record e ela AMOU ver comigo. Meus filhos não podem ver TV aberta.

Juju adora ir para a quadra do condominio. Mas, hoje, quase não vai. Porque as crianças estão em casa, vidradas na TV, no PC, no tablet ou no celular. Bola, patinete?! Pra quê?!

Minha filha não sabe brincar no Pogo Ball, não aprendeu ainda como é legal brincar de jogos de tabuleiro (coisa que estou querendo mudar - e vou, muito em breve!).

Festas infantis têm que ter 4572-48754865-8964 lembranças para os convidados (não deveria ser o momento de prestigiar o aniversariante?!) e não docinhos e bexigas... No máximo, na minha época, era um mágico - e isso era a sensação!!

Mudou?! MUITO!

E, olhado bem... Acho que mudou pra pior....

Triste isso, né?!

Beijos!


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

SEXO NA GRAVIDEZ. PODE OU NÃO?!

Oi, Pessoas!

Hoje eu resolvi abordar um assunto que a maioria dos blogs acerca de maternidade não fala. Parece que o assunto é "tabu" ou algo parecido porque quase ninguém posta coisas do tipo e, como a maioria das mulheres fica insegura, eu resolvi abrir a boca!

Então, vamos lá!

A mulher descobriu a gravidez. E aí? Pode ou não continuar tendo relações sexuais com o parceiro? A resposta correta é: DEPENDE!!!!

E não, eu não sou médica. Mas, vou colocar o que eu descobri...

A 1ª coisa que se deve saber, antes de ter esta resposta é: há algum risco na sua gravidez? Porque, se for uma gravidez de risco, sugiro que espere a opinião do obstetra. Ele(a) é a pessoa mais indicada para lhe dizer o que você está apta, ou não, para fazer.

Mas, caso não tenha qualquer risco, minha querida.... A única coisa que lhe impede é a sua cabecinha e a de seu parceiro. Opa! Mas, como assim?!

Ué, vocês pensam que só a cabeça da mulher grávida que entra em parafuso com a gravidez? IIIhhhh.... Sabe de nada, inocente! Tem muito homem por aí que, assim que descobre que vai ser papai, opta por não ter relações sexuais com a mulher.

Alguns homens pensam que vai machucar o bebê, que a parceira não vai sentir prazer, enfim!!! Eles também podem entrar na neura, Gente!! É super normal e mais comum do que se imagina!

Tem casais que, mesmo sem qualquer impedimento clínico, passam os 09 meses da gestação sem qualquer tipo de relação sexual. Na minha opinião (sendo sincera, é claro!), tudo depende do psicológico de cada um!!! Quem tem que estar de acordo são os pais - que são parceiros! E não eu ou o médico!

Temos que lembrar apenas de algumas coisas:

* São 09 meses e mais o resguardo... Vai aguentar quase 01 ano de celibato?
* A mulher está em um momento sensível, cheia de hormônios.Ela pode ter o apetite sexual aumentado ou diminuído. É normal!!
* Se ela virar uma fogueira, vai fazer o quê?!
* Se ela se tornar um iglu, vai fazer o quê?!
* A mulher pode achar que não está bonita.... E o fato do parceiro não a procurar na cama não ajudar em nada!
* Caso a opção seja pelo parto natural,  a relação sexual pode ajudar  (quando estiver próximo ao nascimento) - até mais do que caminhar!
* Inventar diferentes posições durante a gravidez pode ajudar a sair da rotina!

A única certeza que eu tenho é: tudo depende do casal! Não havendo impedimento clínico, o que impedirá será apenas o psicológico dos parceiros!

Boa semana!!