sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BABÁ X CRECHE



Oi, Princesa.

Estava lendo a revista "crescer" deste mês (a viciada - todo mês eu compro!) e vi uma reportagem sobre babás, quanto elas ganham, etc e tal.... Que estão se aprimorando, ficando mais profissionais e tal. Algumas das reclamações delas são a jornada grande de trabalho e dormir no emprego. Os pais exigem isso.

Em nossa antiga Igreja tinha um casal que tem bastante dinheiro e as crianças deles sempre iam pra Igreja junto com a babá. Então, tadinha, ela ficava encostada enquanto as crianças participavam das atividades. O mesmo acontecia nos retiros - a diferença é que os pais sempre participavam de tudo e deixavam as crianças por conta da babá.

Você nunca teve babá. Não sei se um dia precisarei deste tipo de ajuda (e Deus queira que não porque não tenho como pagar), mas desde os 08 meses está na creche em período integral. Então, me pergunto, se os pais querem tanto uma babá, porque não colocam seus filhos em local seguro que estimularão seus pequenos: a andar, a escrever e até a desfraldar?

Puxa, e finais de semana? Caramba! Se querem babá até nos finais de semana é complicado porque eu me pergunto em que momento estes pais estarão com seus filhos? NUNCA. A babá será a mamãe?

Passamos todos os finais de semana com você e, quando precisamos, pedimos a um parente de confiança pra ficar com você por algum momento (parte do dia, uma noite).... Isso nunca te matou - aliás, você parece até gostar.....

Sei não, mas eu não sou muito fã desta profissão - embora adore crianças... Mas, cada um com seu cada um, né?!

Beijos

4 comentários:

  1. é amiga é exatamente assim que eu tb penso .... ter filhos e não ter né ???? quantas e quantas vezes vi uma criança no shoping com a moça da roupa branca enquanto a mãe esta ao celular e a criança tentando a todo custo mostrar alguma façanha a mãe e a baba igual doida tentando que a criança não "incomode" a mãe ..... é triste né !!!

    beijos em vc e na princesinha que me encanta sempre que tem fotinha !!!

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, eu e marido conversávamos sobre isso outro dia mesmo, ele cansa de pegar passageiros (ele é taxista) que vão viajar e levam as babás, achamos isso um absurdo, afinal, a babá tería que ser a pessoa que toma conta do seu filho enquanto você trabalha e tal, não a mãe do seu filho. Ele ainda disse que muitas vezes a criança não obedece aos pais e eles por vez pedem a babá para disciplinar a criança, no fim quem tem moral sobre a criança é a babá, por isso que depois que crescem viram homens e mulheres como vemos hoje totalmente sem limites.

    ResponderExcluir
  3. Eu tive uma babá, porém, se antes de ter era contra, sou ainda mais depois que tive uma.
    Quando retornei para o trabalho, meu filho ficou sendo cuidado pela minha sogra, mas ao completar 11 meses, resolvi colocá-lo em uma creche, mas devidos aos problemas respiratórios e baixa imunidade devido a prematuridade, ele ficou apenas 3 meses na creche. Foi depois da sua terceira internação que decidi contratar uma babá (conhecida da família, ou melhor, praticamente da família). Sempre fui uma patroa bobona, pois fazia de tudo para agradar a babá, pensava que se eu agradasse a ela, ela faria de tudo para agradar meu filho (doce ilusão a minha). Ela trabalhava de 2ª a 6ª das 7h00 as 17h00, nunca pedi para que ficasse com meu filho finais de semana, feriados ou à noite, por exemplo, sempre fui mãezona e sempre fiz questão de estar com meu filho. Como no meu trabalho é costume emendar os feriados, sempre a dispensei do trabalho também, mas ela achou pouco e resolveu me sacanear de todas as formas possível. Sei que existem profissionais excelentes, mas devido a minha experiência quando criança (é, eu tive babá) e hoje como mãe, sou super a favor das creches, hoje o eu filho está na mesma creche que eu havia colocado antes da babá e graças a Deus não tenho do que reclamar.
    Desculpe o enorme texto-desabafo.

    ResponderExcluir
  4. Olha Bia. Eu sou mil vezes a favor de deixar a cirança na creche, aonde eles tem acompanhamento de 2 ou até mais professoras, aonde tem diversos amiguinhos p/ brincar e se desenvolver socialmente, aonde tem total liberdade. Morro de medo de babás, pois são tantas as desgraças que vemos nos jornais, envolvendo babás que batem, xingam, humilham as criançinhas, que é um horror de se ver.

    Qdo eu preciso sair com amigos ou p/ qualquer outra coisa, recorro a minha mamãe, que cuida muito bem dele todas as tardes... e ama muito ele, jamais seria capaz de bater ou coisa parecida, além da confiança insuperável que tenho nela né?!

    bjs

    ResponderExcluir

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!