quinta-feira, 30 de junho de 2016

QUAL A MELHOR DIFERENÇA DE IDADE PARA OS FILHOS

Oi, Pessoas!

Eu não sei se vocês sabem, mas eu tenho um casal de irmãos mais novos. Minha diferença de idade para o meu irmão é de 11 meses. Já a minha diferença para a minha irmã é 07 anos. Pois é! Tenho os dois extremos!

Não lembro como eu reagi com a chegada do Bruno. Eu ainda ia fazer 01 ano quando ele chegou. Minha mãe conta que eu o protegia muito. Mas, pra ser bem sincera, eu só lembro da fase depois, quando já tínhamos uns 6,7 anos até a adolescência. Brigávamos MUITO! Mas muito mesmo! Era cão e gato total!!! Eram agressões físicas e verbais. Foi uma fase bem difícil e que, graças a Deus, passou!

Quando a Lu chegou, foi diferente. A gente pedia muito um(a) irmãozinho(a) pra minha mãe. Então, quando ela veio, foi só alegria. É claro que rolou uns estresses à medida que ela crescia e nós também. Mas ela sempre foi paparicada. Ela sabe disso!

É claro que sempre teve, aqui em casa, aquelas acusações pros pais: "você gosta mais de fulano do que de mim". E aquela de eu dizer pra Lulis que ela foi achada na lata do lixo (gente, um dia eu conto essa história... Ela chorou HORRORES por conta disso!). Mas, no geral, brigávamos como qualquer grupo de irmãos. Mas, como eu disse, sempre tive mais atritos com o Bruno que com a Lu.

Só pra constar: Hoje, com os 03 já adultos, a situação é BEM diferente. Somos muito, mas muito amigos e muito unidos. Se mexer com um, aqui, está mexendo com os três. Está arrumando encrenca com todos nós. Todos vibram com a vitória de um e todos choram quando um está triste.

Enfim!

Quero falar da minha experiência como mãe de dois.

Quando eu engravidei, a Juju queria uma irmãzinha. Ela ficou muito decepcionada quando soube que ia ganhar um irmão. Mas, com o passar do tempo, aceitou melhor a idéia. Até porque eu comecei a envolvê-la em toda a situação. Pedia ajuda na hora de escolher uma roupinha, uma manta e, na hora de fazer a mala da maternidade, ela escolheu cada conjuntinho.

No dia que João chegou, ela ficou eufórica! E, NUNCA, em nenhum momento, demonstrou ter ciúmes dele. O que ela sempre demonstrou foi ciúmes da atenção que dispensávamos a ele. Na verdade, o ciúmes sempre foi a atenção que qualquer um dispensava ao João e não a ela.

Então, ela não ligava se você vinha aqui em casa e trazia um presente só para o João (acho que eu que ficava mais decepcionada que ela!). Ms era ela quem tinha que abrir o presente do João. Outra coisa: se a pessoa desse muita atenção ao João, ela fazia coisas para chamar a atenção da visita ou começava birra com a intenção de chamar a atenção para ela.

Já ouvi histórias de crianças que batem no bebê, que puxam cabelo dos bebês ou batem. Juju nunca machucou o João de propósito. Uma vez ela o mordeu forte. Mas não foi por maldade. Ela foi brincar de dar aquela mordidinha de mentirinha e não resistiu a gostosura. Acabou mordendo. Mas ela chorava tanto e pedia tantas desculpas por não ter se controlado que eu nem tive como brigar sério com ela.

Fora isso, ele é o xodó dela. E ele é completamente APAIXONADO pela irmã! Quer ver o João fazer festa é escutar a voz da Juju ou vê-la! Nossa! Ela consegue arrancar dele as melhores e mais gostosas gargalhadas. Ele a beija e abraça o tempo todo. Quer copiá-la em tudo e ir aonde ela esteja!

Então, quando me perguntam se a melhor diferença de idade é 2, 3, 4, ou 10 anos, a minha resposta é: DEPENDE. Depende do temperamento do seu(sua) filho(a), depende se vocês estão preparados para ser pais novamente, depende de como você vai lidar com o mais velho(a) durante a gravidez. Depende de "n" fatores que eu não tenho controle.

Cada família é de uma forma porque ninguém é igual ao outro! Não existe essa de "a melhor diferença de idade" entre irmãos é de "x" anos... "Ah, porque crescem juntos", "Ah, porque quando os dois param com as fraldas juntos", "Ah, porque brincam juntos"... Eu e Bruno tínhamos quase a mesma idade e não brincávamos juntos. Pelo contrário! Brigávamos muito e ele até cortou o pé do único "Ken" que eu tinha! Já com a Lulu, eu brinquei muito.

Por isso, digo e repito: a melhor idade e o melhor momento é aquele em que os pais se sentem prontos. Porque a criança pode receber bem a notícia da chegada de um bebê ou não. E caberá aos pais lidar com toda esta situação.

Portanto, se estão querendo um 2º, 3º, 4º filho (ou mais!), conversem sobre como isso mudará a vida de vocês e a melhor forma de lidar com os outros filhos. Tenho certeza que, juntos, chegarão a melhor solução!

Boa semana!


Um comentário:

  1. Aqui aconteceu o mesmo com meu casal. A diferença é de 2 anos e 2 meses. Ollyver mamou durante toda a gestação e depois que Nathy chegou continuou com aamamentação compartilhada.
    Ele só disputava a atenção com numeros de "danças esquisitas" quando alguém a visitava.
    Fora isso se estranham um pouquinho nas brincadeiras mas sao super amigos. E ele adora cuidar dela como eterna bbzinha. (Risos)

    ResponderExcluir

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!