terça-feira, 24 de março de 2015

CUIDADOS IMPORTANTES NA PRIMEIRA VISITA A UM BEBÊ

Olá, Pessoas!

Visito bastante o blog da Shirley (Macetes de Mãe - linkado aí do lado) e ela postou sobre os cuidados que as visitas devem ter quando visitam um recém-nascido. 

A primeira das dicas é saber se a mamãe quer receber visitas na maternidade ou em casa. Não se sinta envergonhado em perguntar para a mamãe e/ou para o papai onde seria melhor fazer a visita. 

Outra dica, se for visitar na maternidade, o melhor é não ir no mesmo dia do nascimento do bebê (a não ser que você seja íntimo da família). Senão, aproveite os outros dois dias em que mamãe e bebê ficarão no hospital. 

Ah, evite visitar em horário tarde - isso vale para visitas na maternidade ou em casa (exceção: quando os pais convidarem para algum evento à noite). Ah, sim! E nada de visitas que demorem hoooooras.... 

Com relação aos presentes: tem maternidade que permite a entrada de flores, mas tem umas que não deixam entrar. Então, fica a critério da visita levar ou não, porque muitas mamães adoram o mimo (Sinceramente?! Que mulher não gosta de receber flores, não é mesmo?!). 

Lembranças para o bebê sempre são bem-vindas!

Na hora da visita, mesmo que você não pegue o bebê, lave as mãos com sabão e passe álcool gel. Nas maternidades, geralmente, estão disponíveis no corredor ou na recepção. Lembrem-se que os bebês são frágeis e têm poucas defesas no organismo.

Ah, sim! Evite perfumes fortes, cremes e, se for fumante, tente não alimentar seu vício por algumas horas antes de fazer a visita. Os cheiros fortes podem incomodar o bebê. 

MUITO, MUITO IMPORTANTE: Se você estiver resfriado ou doente - por mais fraco que seja o sinal da doença - cancele ou adie a visita! Com certeza, os pais do bebê irão entender. 

Caso você tire fotos do bebê ou com o bebê - só faça isso com a autorização dos pais. E sempre, SEM FLASH!!!! Os olhos do bebê são extremamente sensíveis!

Antes de postar, pergunte aos pais se eles permitem (pois muitos não gostam de expôr seus bebês). - Antes que me perguntem, por aqui, não temos isso! Podem postar à vontade!

Se a mamãe for amamentar, por favor, pergunte se pode ficar no local. Muitas mamães preferem privacidade. (Olha, no meu caso, nos primeiros dias, eu vou querer ficar sozinha. Como vocês sabem, não pude amamentar a Juju, então, por inexperiência, vou preferir ficar sozinha - para ficar tranquila, em paz e calma!!!!)

Se você tem filhos, cabe a você, visita, decidir se leva ou não para ver o bebê. Afinal, cada um conhece sua cria. Mas, lembre-se que os recém-nascidos precisam de calma. Quando a criança entende que o bebê precisa de silêncio e calma, com certeza não há problema na visita!

Por fim, evite comparações ou opiniões sobre parto, amamentação, educação, criação de filhos e etc. 

Em caso de dúvidas, SEMPRE PERGUNTE AOS PAIS!!!

* Texto adaptado de Shirley (Blog Macetes de Mãe)

_________________________________________________________

36 SEMANAS

João Pedro com aproximadamente 2,700 Kg e 49 cm


segunda-feira, 16 de março de 2015

35 SEMANAS

Bom dia, Pessoas!

Pra quem acha que, ao chegar nesta etapa, as preocupações terminam.... Ih, ledo engano!!!

No início, tem o medo de um aborto. Depois, vem o medo de nascer prematuro... Eu morri de medo de João Pedro vir antes - por causa do meu histórico com Juju e tal...

Mas, desta vez, graças a Deus e ao maravilhoso acompanhamento da minha obstetra, correu tudo bem....

Mas, agora, entrando no 9º mês... Além do medo de ainda vir antes e ter que ir para a incubadora - o que me deixaria muito triste, eu confesso!!!, vem o medo daquelas histórias horríveis e tristes que a gente escuta:

"Cuidado... Conheço bebês que morreram dias antes de nascer"....

Isso é coisa que se diga pra uma mulher grávida?!

NÃÃÃÃÃOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enfim... Quando o João fica muito tempo sem se mexer, eu entro na neura... Aí, começo a conversar com ele e quase imploro pra ele dar um chute.

Confesso que tem dias que eu acho que ele vai trabalhar em circo, de tanto que se mexe na minha barriga...

Agora, caminhando pro final, estamos na fase de organizar tudo pra chegada do príncipe!

Mala dele pronta, lembrancinhas da maternidade... Agora é ajeitar o quartinho (dele e da Juju), terminar de arrumar o berço, lavar lençóis e toalhas....

Trabalho até a Páscoa e aí, paro pra esperar a chegada dele....

Falando em Páscoa... Este ano eu quero fazer uma surpresa pra Juju!!! Acho que ela vai adorar!!! Depois conto pra vocês!

Boa semana!

PS.: A foto abaixo é do ensaio de gestante que fiz com 31 semanas. Foi no Jardim Botânico. Coloquei mais fotos no meu perfil do Facebook. Quem quiser ver, me avise.


domingo, 8 de março de 2015

MÃE SOFRE JUNTO!

Bom dia, Pessoas!

Alguns de vocês que me acompanham no Facebook e Instagram sabem que meus pés começaram a inchar bastante. Etão, decidimos que o máximo que eu puder fazer de repouso será melhor para mim e João Pedro.

Assim, decidimos que passaremos bastante tempo em casa nos finais de semana. Fico com pena da Juju porque ela é super ativa. Tentamos compensar brincando de outras coisas e deixando que ela brinque na rua do condomínio, mas enfim!

Hoje, a tia Lulu ia levá-la em uma festinha. Pois é, ia. E a razão da Juju não ir é que ela vai ficar de castigo!!

O que aconteceu foi o seguinte... Ontem, nós fomos almoçar fora. Até aí, tudo bem. Tinha umas coisas pra resolver antes, antes, saímos com a Juju e de lá íamos para o shopping... Gente... Que tarde difícil!!!

Julia começou com as birras assim que chegamos na Praça.... Começou a dizer que estava enjoada e com dor. Então, falei que ´voltaríamos pra casa, já que ela não estava se sentindo bem. Aí, começou a crise por não querer voltar pra casa. Gritos e berros.

Quando o pai chegou, ela se acalmou e fomos pro shopping. Antes mesmo de entrarmos no restaurante, ela começou com o show de novo.... Entramos!

Foi extremamente desgastante! Julia implicou pra comer (e acabou não comendo NADA!), implicou pra tomar o suco, ficou berrando, tentou deitar na cadeira, jogou o arco no chão.... Olha! Foram momentos muito difíceis!!!

Fui ao banheiro com ela umas 08 vezes - porque toda hora ela queria fazer pipi, vomitar, dor de barriga... E quando chegávamos ao banheiro: NADA! Nem xixi, nem nada!!!

Então, por várias vezes eu disse: "Julia, se você não parar e se comportar, não vai à festa com a tia Lulu amanhã". Não falei 01 vez. Falei váááárias vezes. Gente, ela foi ficar mais calma só na hora de vir embora.

Quando saímos do shopping, eu voltei a dizer: "Você não vai à festa com a tia Lulu porque você não se comportou". Aí, ela começou a pedir desculpas e dizer que não ia fazer mais.

Do fundo do meu coração, Pessoas! Fiquei muito chateada, muito frustrada e tudo o mais! A Julia é uma criança com um temperamento muito, mas muito difícil! Ela é carinhosa e meiga - QUANDO QUER!

Ela é muito, mas muito esperta. E o que tem de inteligente e esperteza, tem de geniosa e difícil!!! Suas birras são homéricas e quem já viu, sabe!

Então, quando chegamos a casa, eu sentei com ela e olhei nos olhos dela e disse: "Julia, você não vai na festa amanhã com sua tia. Você se comportou mal, fez birra a tarde toda, jogou arco no chão, fez e aconteceu no restaurante, deu escândalo e não comeu. Não vai na festa amanhã. A mamãe disse que isso ia acontecer. Agora, quando você quiser algo, aprenda a se comportar e obedecer. Senão, não vai conseguir nada".

Aí, ela começou a pedir desculpas de novo e dizer que não ia mais fazer aquilo e a chorar pedindo pra ir.... MEU CORAÇÃO DOÍA, MAS EU NÃO PODIA VOLTAR ATRÁS!!!

Se eu fizesse isso e deixasse ela ir, amanhã ela ia achar que podia fazer qualquer coisa e que, com as desculpas, tudo seria esquecido.

Ela tem 04 anos, vai fazer 05. Tem que entender que, mesmo pedindo desculpas e sendo desculpada, seus atos têm consequências e que ela foi desobediente - assim, não vai na festa. E outra, tem que ver que eu e o papai temos palavra.

Se dissemos a ela que ela não iria na festa se não se comportasse, ela não vai na festa por não ter se comportado e ponto final. Explicamos tudo, certo? Então, amanhã ou depois, ela não vai poder dizer que falamos uma coisa e fazemos outra....

Doeu, gente... Fiquei com muita pena de não deixar ela ir. Mas preciso educar minha filha. Senão, quem vai?!

Enfim....

Boa semana!


quarta-feira, 4 de março de 2015

MULHER - DONA DO SEU CORPO?!

Bom dia!

Acompanho alguns blogs sobre maternidade (os preferidos estão elencados ali do lado!). E, nas últimas semanas, nos blogs e no Facebook vieram as campanhas sobre aborto (sobre o quê já me manifestei aqui).

Enfim.... Logo depois, uma das escritoras destes blog postou seu relato sobre seu parto (que foi normal) e sobre sua imensa vontade de que fosse assim. Enfim, depois de ela postar algo que aconteceu no parto, foi super criticada e eu decidi parar para refletir....

Caraca, a mulher pode ou não ser dona do seu corpo?!

Porque, parem pra pensar! É só a mulher falar que está grávida que vem aquele monte de gente querendo dar "pitaco" sobre qual o melhor tipo de parto para ela - e, claro que sempre vêm dizer que é o normal.

Beleza... Mas quem disse que é direito do outro (ou da outra) dizer qual é o melhor tipo de parto para aquela gestante?!

Quando a mulher diz que prefere o parto cesáreo, então! Misericórdia! O que vem de críticas em cima desta criatura! Eu fico até com pena!

E digo isso porque eu quero fazer cesárea. É uma opção MINHA!!!

Caramba, galera!

Uma multidão de gente defendendo o aborto, que é direito da mulher escolher ter um filho ou não e esta mesma galera enche de críticas a mulher que escolhe um tipo de parto diferente do tradicional.

Quer dizer: "Matar pode, fazer parto sem ser natural, não?!" Em que mundo vocês vivem?!

Acho que, quem quer ter parto normal deve procurar, sim, um médico que seja adepto deste parto também. Se o seu obstetra está tentando fazer você mudar de ideia, por favor, mude de médico! Faça o que você acha que vai ser melhor para você e seu bebê!

O que deve ter de gente criticando a tal da Moranguinho, que optou por fazer uma cesárea para que o marido (Naldo) estivesse presente no parto!!!!

Não acho certo, claro, querer antecipar parto - seja por qualquer motivo (não estou abordando os que estão em risco, emergências...). Essa história de querer que nasça no signo tal, na data tal, com ascendente x ou y está fora de cogitação!

Mas, chegou na 39ª semana, qual o problema?! É direito da mulher SIM!!!

Então, se você está aí no seu mundinho, se sentindo péssima por achar que a cesárea é o pior tipo de parto e você será uma péssima mãe por escolher isso para você e seu bebê - PARE DE SE SENTIR ASSIM AGORA!!!

Nenhuma mulher é menos mãe por ter feito uma cesárea!

Assim como nenhuma mulher é menos mãe quando não consegue amamentar (mas isso é outro post!).

Fica a dica!

PARE DE CRITICAR e tente entender!!!!!!!!!!!

Boa semana!

-------------------------------------------

33 semanas de gestação

João Pedro está com, aproximadamente, 45 cm e 2.300 Kg