sábado, 7 de janeiro de 2017

FESTA INFANTIL - A MISSÃO!!!

Oi, queridos!

Mal começamos o ano e tem muita mamãe por aí que já está fazendo lista de convidados, lista de cores, tema, procurando idéias do estilo "do it yourself" (ou "faça você mesmo").... Eu me incluo nesta lista.

Eu dei sorte de João e Julia fazerem aniversário no mesmo mês. Assim, dá pra fazer uma festa só. Pelo o menos por enquanto. Quando eles forem maiores, tenho certeza que a coisa mudará de figura, mas, por enquanto, eu vou aproveitar a regalia.

Vou falar como eu organizo as festinhas aqui em casa. Bom, pra começar, tudo depende do meu ORÇAMENTO. Até pra decidir, logo depois, o LOCAL DA FESTA. Alguns anos foi possível fazer festa em casa de festas (e, vamos combinar que isso é bem prático - é chegar, curtir a festa e ir embora. Bom, a não ser que você tenha uma irmã caçula como a minha, que não gosta da decoração da casa de festa e faz você montar uma com ela... Rsrsrsrs).

Depois dos itens acima, escolhemos o TEMA da festa. Ano passado o tema foi Mickey e Minnie. Se quiserem ver os detalhes, voltem alguns posts. A festinha foi em Abril de 2016. Não vou fazer mistério acerca do tema que escolhemos para este ano: Super Homem e Mulher Maravilha. Os detalhes, estes sim, só verão depois da festinha, ok?

Como eu disse, tudo depende do orçamento. Este ano, com 2016 sendo tão cruel, não vai rolar casa de festas. Vai ser no play mesmo. E praticamente tudo, quase tudo mesmo, será feito por mim e pela minha irmã. Então, depois de ver o orçamento, saber o tema e onde será a festa, vem algo complicado: LISTA DE CONVIDADOS.

Sei que, por ser data especial, queremos convidar um catatau de gente. Mas nem sempre é possível. Seja no play ou seja em casa de festas, não dá pra chamar o mundo de gente que nós conhecemos. Então, a seleção que eu faço sempre é: família próxima que participa da vida das crianças, amigos próximos que participam da vida das crianças e com filhos, amigos próximos que participam da vida das crianças, amigos que participam da vida das crianças com filhos, amigos que participam da vida das crianças e conhecidos mais próximos.

Não, não convido todos desta ordem. Eu determino quantas pessoas eu posso convidar. Faço a primeira lista com todos que eu gostaria de convidar e vou eliminando as pessoas a partir dos critérios acima. Porque, vamos combinar, tem gente que lembra que lhe conhece e a seus filhos às vésperas da festinha, né? Não fala nunca com você, não comenta nunca nas suas fotos, mas, perto da festa, lembra que você e seus filhos existem!

Tem muita gente assim! Cara de pau mesmo! E não é só gente "conhecida" não. Tem gente da família assim. Tem gente da Igreja assim... A pessoa "cara de pau" não escolhe o grau de proximidade... Rsrsrsrrs

Bom, depois de selecionar os convidados, eu divido a lista total: homens de um lado, mulheres de outro e crianças de outro. Aí, vou pro principal: COMES E BEBES. É imprescindível que nada falte na sua festa: desde o gelo até a quantidade de lixeira. Bom, pra me ajudar nisso, eu monto um menu básico e peço ajuda aos universitários através da "calculadora de festa infantil". Atualmente, a que eu uso é a do Programa Fazendo a Festa, do GNT (não é post publicitário. A GNT não está me dando nada. É porque a calculadora deles foi a mais completa). Os links eu coloco no fim do post - de 03 calculadoras que eu gosto de usar.

Aí, definido tudo isso, é hora de fazer a DECORAÇÃO. Essa parte eu deixo pra minha irmã. Ela AMA isso e é ÓTIMA nisso. Então, nisso, eu simplesmente relaxo. Deixo ela ter as idéias e dou o suporte que ela precisa - seja comprando as coisas ou cortando um pouco as asas dela pq senão o meu orçamento vai todo pra decoração!!! Rsrsrsr

Depois disso, defino LOGÍSTICA. O que precisa ser comprado, feito, buscado, se vai ter que contratar ajudantes, gelo, isopor ou tina... Estas coisas, sabe? E já vou montando a lista do que preciso comprar para os comes e bebes. Assim, consigo comprar os itens não-perecíveis e estocar, pra não surtar às vésperas do evento. Neste item eu incluo os BRINQUEDOS que posso, ou não ter no evento e se preciso aludar algo.

Aí, decido se vou colocar, ou não, LEMBRANÇAS. E, neste quesito, eu quero deixar registrado a minha opinião sobre o assunto: as crianças estão com o péssimo hábito de achar que todo aniversário que vão, têm que sair com aquele monte de lembrancinhas que nem cabem nas mãos. Gente, péra! Nós vamos aos aniversários para PRESTIGIAR O ANIVERSARIANTE e não para ganhar um zilhão de lembrancinhas.

Na minha época de criança, lembrancinha era: língua de sogra, apito, ioiô, balas, brindes que se ganhava nas brincadeiras e doces que capturava do balão estourado e, no máximo, alguma bobeira com o papel de agradecimento. Nada mais. Ah, sim, aquele pedaço de bolo no pratinho, com alguns doces, pra comer em casa... Básico. Mais nada.

Hoje, além dos doces que estão na mesa, é marmitinha, potinho com balas, bolsa, kit disso e daquilo outro, cupcake, cake pop, balde de pipoca, squeeze, garrafinha de refri personalizado, garrafinha de água personalizado e mais um monte de outras coisas.

Olha, se você está pensando em fazer tudo isso: Beleza, a festa é sua, o sonho é seu, faz como desejar. Eu, Bianca, acho que aniversário é pra prestigiar o aniversariante. Mas cada um tem sua opinião e todos ficam felizes quando são respeitados, ok?

Agora, vou dar uma dica: se vai fazer bolsinha, mochilinha, estojinho ou qualquer coisa assim e quer que se convidado use depois: NÃO GRAVE O NOME DO ANIVERSARIANTE E/OU A DATA DA FESTA no objeto. Sabe por que? Porque, quando você faz isso, vai TUDO PRO LIXO. E isso não é só aqui em casa, não, tá? Muitas mães fazem isso e não te contam!

A Juju usa quase tudo porque ela brinca que é das bonecas dela. Um ou outro é que vai pro lixo aqui. Mas confesso que ela não usa pra ir ao shopping ou ir a um outro evento. (Exceção a isso: baldes de pipoca, copos, canecas, squeeze e etc - que tê utilidade).

Logo depois, CONVITES. Aí é com você: se vai ser só virtual, se vai ter convite impresso, se apenas vai criar evento no Facebook.... Lembrando que, por mais cibernético que o mundo esteja, existem pessoas que não têm perfil em rede social e prefere receber o convite por escrito. Mas aí é uma questão pessoal sua, ok?!

Por fim , faço a LISTA DE METAS: Quantos meses falta pro evento, o que tem que ser comprado e as datas limites de compra. Até porque, algumas lembrancinhas têm que ser encomendadas com bastante antecedência. O que der pra comprar antes e estocar, melhor. Também faço isso porque muita coisa, nós fazemos, então, tenho que me dar prazos e metas do que precisa estar pronto e até quando. Ah, faça metas viáveis. Caso contrário, você surta!

Bom, é isso!

Qual a sua dica pra programar a festa infantil dos seus filhos? Conta aí! Vai que eu deixei de mencionar algo...

Beijos!

Bia





LINKS DAS CALCULADORAS:

Programa Fazendo a Festa: http://gnt.globo.com/programas/fazendo-a-festa/calculadora-de-festas.html

ClassiFesta: http://www.classifesta.com.br/f/calculo-festa-infantil/

Revista Pais & Filhos: http://www.paisefilhos.com.br/ferramentas/calculadora-de-festa/?offset=0

Um comentário:

  1. Adorei! Super dicas!
    Um dia serei organizada assim! Eu espero! Rs
    Costumo viajar nas festinhas! Amo!!!!
    Mas penso bem parecido como vc. Festas infantis tem que ser para se divertirem. É uma comemoração! Não uma competição de eventos! "Lembrancinhas" tbm devem ter utilidade, bem como vc escreveu.

    ResponderExcluir

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!