sábado, 18 de fevereiro de 2017

AMOR DE MÃE TEM LIMITE?!

Oi, Gente!

Essa semana eu li uma reportagem que mexeu muito comigo. Uma mãe luta, na Justiça, para obrigar seu filho de 22 anos a fazer um tratamento médico a fim de evitar sua morte. O garoto precisa de um transplante e ia conseguir entrar na fila, mas se recusa a fazer todo e qualquer tratamento.

Fiquei pensando neste mãe e no seu sofrimento... Não é nada fácil vermos alguém que gostamos sofrer... Seja por uma doença ou por qualquer outro motivo... Mas, como mãe, entendo ainda mais a dor e o desespero desta mulher...

Qual seria o limite para esta mãe? Ou melhor, qual seria o limite do amor de qualquer mãe?

Lembrei do livro "Como eu era antes de você"... Nele, um dos protagonistas é tetraplégico e quer ir para a Suiça, para uma clínica de suicídio. Como eles não podem fazer qualquer movimento que não seja apenas com a cabeça, nesta clínica, eles dariam uma medicação para que ele morresse. É a tal da eutanásia.

Se ele vai, ou não, para a clínica, você só vai saber lendo o livro ou vendo o filme - porque eu não vou contar. O fato é que, nesta estória, o pai aceita a decisão do filho. Tenta entendê-lo. Mas a mãe, apesar de entendê-lo, não aceita a decisão dele e tenta, com todas as forças, fazê-lo desistir desta ideia.

Não vou entrar no mérito do amor de pai X amor de mãe. Isso não é o tema da questão. A questão, pra mim, é o limite do amor. De mãe, de avó, de mulher... O amor teria um limite? Esse limite seria o respeito às decisões alheias?

Eu sei que temos que respeitar as pessoas e suas opiniões / decisões. Ok. Mas e quando esta pessoa é seu filho e você acha que ele não tem maturidade pra tomar determinadas decisões, mesmo sendo maior de idade? Porque os psicólogos determinaram que o menino (do caso que falei) tem discernimento pra entender o que acontece, mas não tem maturidade pra tomar determinadas decisões - principalmente sobre esta questão de vida ou morte...

Se fosse eu, acho que eu faria como esta mãe. Não nego isso. Por mais que eu fale sobre amor e misericórdia, seria muito difícil pra mim aceitar que meu filho quer morrer e se recusa a fazer qualquer tratamento para se curar ou prolongar sua vida. Me condenem se quiserem...

Eu acho que qualquer mãe faria isso. Recorreria a tudo e todos para salvar seu filho. Eu daria minha vida pela vida dos meus filhos, então, por qual motivo aceitaria esta decisão tão drástica, ainda mais quando ele ainda é tão jovem e nada viveu?

Acho que o juiz deste processo deve estar muito confuso e indeciso... Principalmente se for mãe... Aí é que a situação lascou-se mesmo! Li uma entrevista com a Juíza que julgou os assassinos do menino João Hélio. Não sei se lembram do caso: a mãe e os dois filhos foram assaltados. Quando ela saiu do carro com o mais velho, o João Hélio ficou preso pelo cinto. Os ladrões fugiram com o carro e arrastaram o menino por quilômetros. Ele faleceu.

Ela disse, nesta entrevista, que na época que julgou o caso ainda não era mãe. Mas que, vendo o processo e toda a questão, depois de proferir a sentença, ela chorou por horas. Disse, ainda, que hoje, sendo mãe, seria muito mais difícil julgar este caso sem levar em consideração seu sentimento como mãe...

Há como seu imparcial neste quesito? Não sei... Porque penso como mãe... E, como mãe, torço por esta mulher e para que ela consiga obrigar o filho a fazer um tratamento...

E você? O que faria no lugar dela?



https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2017/02/16/mae-luta-na-justica-para-obrigar-filho-a-fazer-tratamento-que-pode-evitar-morte.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!