quarta-feira, 2 de setembro de 2015

FILHOS COMPLETAMENTE DIFERENTES!

Olá, Pessoas!

Quando temos um bebê, nossa mania é comparar nossos filhotes com os bebês dos amigos e das diversas mamães cibernéticas, certo?! Ou vai me dizer que nunca se pegou consultando aquelas listinhas do que os bebês deveriam fazer com "x" meses?!

Atire a primeira pedra a mamãe que nunca falou: "poxa, mas o filho de fulana começou a engatinhar com 01 mês! Quando meu bebê vai engatinhar tb?" - tudo bem! Exagerei, mas quem nunca?!

Bom, quando se tem 02 filhotes, como eu, as mamães costumam comparar um com o outro. Ah, se um falou cedo, o outro também vai. Se engatinhou cedo, o outro também tem que fazer isso logo....

OPA! PODE PARANDO POR AÍ!!!!!!!!

Primeiro, porque cada criança é de um jeito! Apesar de virem, em muitos casos, do mesmo pai e da mesma mãe, são DNA's diferentes, são pessoas diferentes, é tudo diferente! O desenvolvimento de um NUNCA é igual ao do outro.

E por quê cargas d'água eu estou falando disto?! Porque eu mesma faço este tipo de comparação!

Detalhe: a Juju nasceu de 29 semanas - demorou a andar (ela não engatinhou, ela se arrastava feito minhoca - vide posts anteriores), demorou a falar e precisou de fono pra desenvolver a fala. Também precisou de sessões de psicomotricidade, para melhor desenvolvimento. Nada além disso!

Aí, com o João, que, com 04 meses, rola pra todo lado, pega os objetos e morde, "fala" pra caramba, sorri pra todo mundo... Fico tentando lembrar destas coisas com a Juju e me lembro como tudo demorou pra acontecer....

Mas, acho que a maior lição veio na introdução alimentar.

A Juju, assim como o João, com 04 meses, teve a indicação de começar com as frutinhas. De manhã, como forma de suco e, na parte da tarde, frutinha amassada ou raspada.

Lembro que, com a Juju foi muito fácil. De primeira, dei a banana e ela aceitou numa boa. Devorou tudo, como se "comesse" isso desde sempre!

Já o João.... Putz! Tô sofrendo, Pessoas! A primeira tentativa foi um horror! A primeiras, não! As primeiras!!! Era fruta pra tudo quanto era lado, mas nada dele aceitar! Juro, entrei em desespero!!!

Mas não desisti!

Com a Juju, eu fiquei com preguiça e parti muito para as papinhas prontas. Mas com o João eu quero (e vou!) fazer diferente. Quero tudo natural e vou fazer assim!

Já demos pera, maçã, banana, maçã - todas amassadas. De suco: melancia, laranja, água de coco, laranja com cenoura e beterraba.

E, nisso tudo, o que eu aprendi foi: Só porque com um foi rápido, com o outro pode ser lento E VICE VERSA!!!!

Cada pessoa é de um jeito, Gente!!! Não tem jeito!!! Cada criança tem seu tempo, sua preferência, seu momento.

E nós, mães, temos é que segurar a nossa ansiedade e esperar o momento de cada um de nossos bebês!!!

PS.: Só lembrando que, caso a criança esteja demorando demais a se desenvolver, vale a pena conversar com o pediatra pra ver se está tudo bem ou se a criança precisa de um apoio. Mas sempre lembrando: NÃO APRESSE SEU(SUA) FILHO(A)!!!! Tudo em seu tempo, ok?!

Boa semana!


2 comentários:

  1. Eu tenho um app q vai dizendo as fases e descobertas dos meses e muita coisa o Ítalo Nôah fez antes ou ainda não fez, mais andar aos 9 meses e 14 dias esse foi um record!
    Foi no tempo dele e diga-se de passagem que o tempo dele está sendo rápido demais. Já não tenho mais um "bebê 👶", tenho um rapazinho hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um app q vai dizendo as fases e descobertas dos meses e muita coisa o Ítalo Nôah fez antes ou ainda não fez, mais andar aos 9 meses e 14 dias esse foi um record!
    Foi no tempo dele e diga-se de passagem que o tempo dele está sendo rápido demais. Já não tenho mais um "bebê 👶", tenho um rapazinho hahahahaha

    ResponderExcluir

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!