sábado, 31 de outubro de 2015

TE AMAREI PARA SEMPRE?!

Oi, Pessoas!

Dizem por aí que toda mãe ama seus filhos para todo o sempre e de forma incondicional. Será que isso é verdade? SEMPRE?! A todo momento?!

Sendo bem sincera?!

NÃO, NÃO É VERDADE!!!

Primeiro de tudo: sim, eu sou mãe. E sim, eu sou apaixonada pelos meus filhos. Amo os dois, da mesma forma.

Mas não posso dizer que é sempre e de forma incondicional!

Incondicional, talvez. Porque, o incondicional significa que, não importa o que a pessoa faça, sempre haverá amor. É assim que Deus nos ama. De forma incondicional.

Mas, sempre?! Sempre significa a todo instante, a todo momento - e isso, para um ser humano, é impossível!!!

Amo minha Juju. Ela é a minha princesa! Minha boneca e faço qualquer coisa por ela!

Mas a Juju está numa fase que... Digamos, está difícil!

A Julia tem um temperamento muito, muito forte (e isso ela puxou de mim - e do pai também!). Vejo nela quem eu fui e não quero que ela tenha que tomar "os tapas da vida" que eu tomei para mudar um pouco.

A Juju não consegue ficar quieta. Simplesmente, ela não consegue. Se ela tiver que ficar sentada, ela vai arrumar um jeito de se levantar ou de conversar com a pessoa mais próxima. Ela não consegue brincar de ficar quieta 5 minutos!

E agora, apesar de só ter 5 anos, está parecendo uma adolescente! Cheia de vontades, quer contrariar o tempo todo, faz birra e pirraça e nos testa - ela quer testar nossos limites O TEMPO TODO ultimamente!

E, Gente, eu tenho que confessar: como humana que sou, isso tem me irritado e me tirado do sério em muitos momentos!!! E, nestes momentos, eu não consigo não sentir raiva!

Sim, sinto raiva porque ela quer ser a pessoa "do contra", sinto raiva porque ela quer sair pisando alto e gritando, sinto raiva porque depois disso ela quer bater a porta do quarto. E não, ela não é uma adolescente AINDA!

E a raiva que sinto dela, nestes momentos, é completamente diferente, do nervoso que passo quando preciso trabalhar e o João quer ficar no meu colo - o que me tira completamente a concentração e o foco no que estou fazendo.

Já chorei de raiva por algo que a Juju aprontou. Já conversei. Já deixei de castigo. Já gritei. Já dei palmadas (e, por favor, se for pra criticar, convido você a me substituir por uns 3 dias). MAS NADA TEM ADIANTADO.

Às vezes, me sinto perdida como mãe... Acho que estou fazendo tudo errado, embora, tenho dado o melhor de mim e me esforçado para melhorar a cada dia como mãe.

Mas, confesso, que esta fase está sendo difícil e está demorando a passar! E estou cansada!!!

Agora, ela e o papai estão na rua. Sinto saudades imensas dela (dos dois!). Mas, já imagino que, quando ela voltar, qual vai ser a birra da vez...

Não quero pensar assim... Mas, hoje, isso está mais forte que eu. Peço a Deus que este momento passe, como muitos outros momentos ruins passaram....

Todos os dias, eu penso: "vou fazer isso pra Juju, porque amanhã ela vai estar mais velha e não vai mais querer isso"... Tento aproveitar todos os momentos para curtir minha filha.... E, este foi um desabafo pela birra da manhã...

É claro que, quando ela chegar e me der um abraço, o amor renasce, o carinho vem. Amo minha filha, mas não posso dizer que NUNCA senti raiva dela por ela ter me irritado ou magoado.

Sempre estarei aqui, para ela, por ela. Na verdade, por eles e para eles

Amo meus filhos. E, por eles, sempre quero me tornar uma pessoa e uma mãe melhor....

Perdoem o meu desabafo... Mas, eu, simplesmente, precisava expressar minha frustração no momento...

Vai passar... Um dia de cada vez....

Bom feriado a todos!


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O QUE O TEMPO MUDOU EM MIM?!

Oi, Pessoas!

Antes de ontem aconteceu algo bem chato comigo... E, de imediato, fiquei irritada, frustrada, zangada... E, quem me conhece, já esperaria que eu "explodisse"... Mas não foi o que aconteceu... Eu, simplesmente fiquei calma, respirei fundo e optei por não me estressar naquele momento.

Pedi a Deus, logo depois, que me desse paciência e sabedoria para lidar com aquela situação. E descansei. Descansei no Senhor e esperei o resultado. Naquele momento, uma paz inundou meu coração e me tranquilizei.

Ontem, conversei com meu marido sobre a situação e, juntos, pensamos e refletimos em como aquilo poderia mudar a nossa vida. E sabe o que acabei percebendo? Que aquilo pelo o qual eu senti tanta raiva na noite anterior iria melhorar (e muito!) a minha vida e a de minha família.

Na hora, a raiva me cegou. Não pensei direito. Apenas me zanguei. Mas, diferente do que eu faço habitualmente, eu optei por não discutir, não explodir a minha raiva e sim pedir orientação ao Senhor.

Então, ainda sobre ontem, fiquei conversando com o Carlos sobre as mudanças em minha vida ao longo destes 06 anos juntos... O que mudou em mim, não apenas como mulher, mas como mãe, filha, esposa... Enfim, tudo.

Assim que ficamos juntos, decidimos nos casar logo... Foi tudo muito rápido... A arrebatadora paixão nos levou a decidir pelo casamento de forma rápida. E, logo depois desta decisão, eu engravidei da Juju.

Não tivemos um momento "a dois" de início de casamento. Porque, bem pouco tempo depois de nos casarmos, a Juju nasceu (ela veio antes do tempo, como vocês sabem). E, aí, já éramos 03. Depois do nascimento da Juju, passei por uma depressão pós-parto que virou depressão absoluta por um bom tempo.

Em 2013 veio a morte do meu amado pai e muita coisa mudou em minha vida! Nossa, muita coisa mesmo!!! Então, vamos a algumas percepções que, com a chegada da idade, eu notei em minha vida:

* Como esposa, percebo que minha vontade de sempre renovar nossos sentimentos e avivar nosso relacionamento se tornou uma constante. Percebo o retorno do meu romantismo. Também percebo que estou mais aberta ao diálogo, a ceder, a ser a mulher sábia que a Bíblia tanto fala em Provérbios. Aprendo a ver os defeitos do meu marido e amá-lo cada vez mais apesar destes. Hoje, há mais diálogo e compreensão entre nós dois e isso é muito bom!

* Como mãe, as mudanças são visíveis! Ainda brigo com a Juju mais do que gostaria (e acho que isso acontece, em parte, porque percebo nela defeitos que eu tinha... E não quero que ela sofra as coisas que sofri para amadurecer). Mas, sou mais tolerante, mais paciente e mais compreensiva com ela. Hoje eu brinco com ela, leio pra ela, converso com ela... Hoje eu percebo que ela vai crescer e determinados momentos irão passar, então, quero aproveitá-los ao máximo enquanto eu puder.

* Como mãe do João, percebo que aprendi com a Juju... Sou muito mais paciente com o João do que era com a Juju quando bebê. Também faço muito mais coisas por ele do que fiz pela Juju - como, por exemplo, cozinhar sopinhas, papinhas, purê, frutinhas e desejar que ele tenha uma alimentação melhor - e, realmente, batalhar por isso. Sou mais mãe depois que o João chegou. Mais atenciosa e mais carinhosa - COM OS DOIS!!!

* Como mulher, eu me percebo mais tolerante. Gente, eu sou muito, mas muito possessiva, ciumenta e impaciente. Mas, com o passar dos anos e dos "tapas" que levei da vida, hoje, eu me vejo mais calma e paciente em determinadas situações. Eu consigo ver, claramente, que, simplesmente, opto por não discutir, por não brigar, por tentar entender... (Meus amigos de longa data que o digam!).

* Aprendi a dar amor a quem me ama, a dar atenção a quem é atencioso comigo e a procurar quem me procura. Aprendi a não mendigar amor e atenção. Sei que devemos amar quem nos odeia, mas, isso é algo que peço a Deus todos os dias, porque é algo muito difícil.

* Como profissional, aprendo com cada erro e com cada acerto. Aprendi a me dedicar mais, a correr mais atrás e batalhar junto - a ser mais pró-ativa e buscar o crescimento profissional a cada dia. Aprendi que devo ajudar e a ser ajudada porque preciso das pessoas que me cercam e PORQUE AMO as pessoas que me cercam.

* Como cristã, eu busquei uma Igreja com a qual me identificasse e, ali, conseguisse buscar e ter um crescimento espitual que preciso. Assumi um compromisso com a Igreja e com um ministério. E estou muito feliz com isso.

Enfim.... Estou crescendo e amadurecendo. E peço a Deus que isso aconteça SEMPRE. Porque é sempre bom aprender e crescer.

E sou grata por Deus trabalhar na minha vida porque Ele é o meu Criador e meu Senhor.

Ah, sim... Eu tenho 34 anos... Pra quem não sabe!

Na sua vida.. O que mudou com os anos? Você continua parado(a) no mesmo lugar?!

Bom final de semana!


sábado, 17 de outubro de 2015

ALIMENTAÇÃO DO JOÃO PEDRO

Oi, Pessoas.

Então, como eu prometi, vou escrever sobre a alimentação do João. Não vou comentar sobre a introdução alimentar da Juju porque, naquela época, eu fiz tudo errado. Então, não vou nem tocar nisso.

Diferente da Juju, que eu logo apelei para as papinhas prontas, na alimentação do João, eu decidi que ia fazer diferente. Que ia me esforçar para que ele comesse de tudo e de forma saudável.

Aos 04 meses, a pediatra me orientou a começar com as frutinhas. Elas deveriam ser amassadas ou batidas no liquidificador. O que fosse melhor.

Com a Juju foi tão fácil que eu imaginei que ia ser da mesma forma com o João! Sabe de nada, inocente!!! Nenhum filho é igual ao outro, bobinha!!!Amassei uma banana e fui, na maior inocência, dando para o João.

Quem conhece o Bolota, sabe que ele quase nunca chora.... Mas, nesse dia da banana... Parecia que estavam batendo nele, Gente!! Ele chorou muito! Eu apelei... Tente bater com leite e dar como vitamina, tentei deixar com fome... NADA!!! Ele não comeu de jeito nenhum!

Eu me senti super frustrada.... Até postei no Face... E muitos me incentivaram a a dar outras frutas e não desisir... Demos maçã, pêra, mamão... Insisti, insisti e FOI! Ele começou a comer uma frutinha toda no lanche da tarde...

Geralmente, mamão e banana eu amassava. Maçã e pêra eu raspava com a colher. Não tentei outras frutas a princípio.

Ah, já ia me esquecendo... Todos os dias, ele passou a tomar suco de frutas pela manhã. Dei suco de: laranja, laranja com cenoura e beterraba, água de coco, melnacia, manga.

No 5º mês, a pediatra falou para começar a papinha salgada.... E aí, tudo desandou!

Fiz super animada a 1ª sopa da minha vida... Carninha, batata, cenoura, chuchu, salsinha, cebolinha... E o João?! Não comeu nada!!! Odiou!!! Colocou pra fora, chorou, travou a boca (literalmente!)!!! E lá veio a frustração de novo.

Cheguei a oferecer uma pronta da Nestlé, pra ver se era o sabor da minha. Mas até essa ele rejeitou. E, pra piorar, passou a rejeitar a fruta da tarde...

Continuei insistindo... Passamos a dar comida no colo... Ele passou a comer uns dois dedinhos de sopa (copo de requeijão de plástico como medida). E só.

Um dia, passando o dia na Igreja, resolvi fazer o copo todo e levar no potinho térmico. Brincando, naquele dia, ELE COMEU TUDO!!! Raspou o potinho!!! Fiquei super feliz! Eufórica!!! Ainda mais porque ele não recusou a frutinha no lanche da tarde depois...

A partir daquele dia, ele passou a comer toda a sopinha. E todas as frutinhas. Mas tudo tinha que ser batido no liquidificador.

Fiz papinha de carne e de frango. Com batata, cenoura, chuchu, tomate, cebola, salsinha, cebolinha e por aí vai. E ele passou a comer. No final de Setembro, comecei a oferecer a papinha de forma mais pastosa, menos líquida. E a frutinha também.

Agora, aos 06 meses, o João toma, pela manhã, suco de fruta (procuro sempre alternar os sucos - lanranja num dia, manga no outro, melancia, água de coco, abacaxi, laranja/cenoura/beterraba). Depois, ele almoça (papinha de legumes ou purê com caldinho de feijão - 03 vezes por semana, eu coloco gema cozida amassada).

As papinhas eu faço de batata com cenoura e chuchu (às vezes, coloco um agrião ou brócolis, ou espinafre pra incrementar). Também já fiz de batata doce com outros legumes. Mas a que ele mais gosta é sempre quando a batata se sobressai.

Hoje ele almoçou purezinho de abóbora com caldinho de feijão e gema amassada. E ele RASPOU O PRATO. Gente, ele come bem, viu?! Meu Bolota está emagrecendo, mas comendo só coisinhas saudáveis que a mamãe aqui prepara!

No lanchinho da tarde, é sempre fruta: Banana, maçã, mamão, pêra. E agora tenho misturado sabores: às vezes coloco ameixa (preta ou vermelha), uva... E ele come bem também! Tem dias que come um potinho (de requeijão, daqueles de plático) inteiro!!!! Mas, na maioria das vezes, ele deixa um pouquinho (uns dois dedinhos, no máximo).

Agora, de acordo com as orientações da pediatra, estamos tentando que ele jante. Sopinhas. Coisa bem leve. Ainda não consegui. Ele rejeita, então, eu dou leite. Não deixo com fome. Mas, vou insistindo. Quem sabe, né?!

Meu conselho: siga sempre as orientações do pediatra de sua confiança e INSISTA!!! Não desista de primeira, como eu fiz com a Juju.

Nem sempre o João aceita tudo numa boa, mas ofereço outra vez, às vezes, de forma diferente, e vai! Então, meu segundo conselho é: NÃO DESISTA!!

Está na dúvida de como fazer? Nunca fez sopa, como eu? Apele pra nutricionistas, sites sobre maternidades com mães que já passaram por isso e dão dicas de sopa, revistas de culinária!

Eu não uso nenhum tipo de tempero pronto nas papinhas do João. Mas uso bastante salsinha, cebolinha, alho, tomate, cebola e um tico (quase nada mesmo!!!) de sal - e apenas porque a pediatra autorizou colcar uma pitada (e é uma pitada literalmente, tá?!).

Ah, antes que me perguntem: e na rua, como faz?

- Eu esquento a papinha e deixo bem quente. Levo no pote térmico da Skip Hop (É caro? É! Mas vale a pena investir? Vale! Porque a comida fica conservada e, mesmo depois de 03, 04 horas, ela ainda está quentinha).

- A fruta, se for para amassar, levo na bolsa sem descascar e amasso na hora de dar. Caso contrário, preparo e coloco no potinho de plástico. Envolvo com sacolas e levo na bolsa. Muito raramente, eu apelo pra papinha pronta (que também foi autorizada, previamente, pela pediatra).

- O suco eu levo pronto e coloco no compartimento térmico da bolsa.

Mês que vem, ele vai começar a comer outras coisas, aí eu venho contar pra vocês como vai ser, ok?!

Beijos e boa semana!


sábado, 10 de outubro de 2015

06 MESES DO BOLOTA!!!!

Oi, Pessoas!!!

E então.... 06 meses já passaram!!! Passou tudo tão rápido... Ainda ontem meu Bolotinha cabia inteiro no meu colo... Ainda ontem, ele mamava em meu seio... Ainda ontem, ele era tão pequeno, tão frágil....

Ele ainda é pequeno... Ele ainda é frágil... Ele é e sempre será meu bebê Bolotinha!

Mas já se passaram 06 meses... Metade de 01 ano, Gente!!! Muito, muito rápido....

Daqui a pouco, vou piscar o olho e ele vai entrar em casa, apresentar uma garota, dizer que a ama, que quer casar com ela e aí... Bom, aí ele sai de casa.... Tudo em um piscar de olhos.... Exagerada, eu?! Que nada!!!

E o que mudou nestes 06 meses?

João Pedro está com 70,5 cm e 8,210 Kg. 

De acordo com a pediatra, será magrinho e comprido (igual à irmã!).

Ele já dorme a noite inteira! Na verdade, desde os 02 meses e meio, quase 03 meses, que ele dorme a noite toda.

É claro que, de vez em raro (rs!), ele acorda durante a madrugada. Mas, no geral, vai de 20:30/21:00 hs até o dia seguinte. Quando sai da rotina, dorme mais tarde, mas vai até de manhã também.

Ele já faz aquele barulho de besouro há algum tempo... "Fala" um monte... Sorri de montão! E que sorriso lindo meu João tem, Pessoas!!! Adoro o sorriso dele!!!

Às vezes, ele olha quando o chamamos pelo nome. E, às vezes, estica os bracinhos quando o chamamos....

Ele senta sozinha há uns 15 dias... E agora, quando o colocamos no chão ou na cama, ele senta, deita, senta de novo, rola... Tudo sozinho... É muito legal quando o colocamos no tapete dele com os brinquedos e ele fica rolando e sentando, puxando os brinquedos pra lá e pra cá!

João também "tenta" ficar em pé. Ele se apoia na grade do berço e faz força pra ficar de pé. Quando tentamos colocá-lo sentado, muitas vezes, ele se estica todo, ficando em pé, mostrando que não quer sentar.

Raramente o João chora... E quando ele chora, eu me arraso e tento resolver logo a situação. Porque sei que, quando ele chora, é porque está se sentindo incomodado MESMO!!

Na alimentação: de manhã, toma leite bem cedo e depois um suco de fruta. Almoça papinha/sopinha feita pela mamãe. Agora, no almoço, acrescentamos caldinho de feijão e gema de ovo (03 vezes por semana). À tarde, frutinha. E agora, estamos tentando que ele jante uma sopinha. Depois disso tudo, uma mamadeira e cama!!!

Diferente da irmã, João está comendo super bem! Ainda vou fazer um post sobre a alimentação dele e como foi difícil a introdução dos alimentos na dieta dele.... Tive que ser (na verdade, ainda tenho que ser!) super persistente!!!E digo: tem valido a pena!!

Bom, é isso!!!

Bom Domingo e bom feriado, Pessoas!


domingo, 4 de outubro de 2015

DOEU EM MIM TAMBÉM!!!!

Olá, Pessoas!!!

A semana está começando e, por aqui, as coisas continuam super corridas... Esta semana estou cheia de coisas pra fazer... João faz 06 meses no Sábado e vamos fazer um bolinho pra comemorar... Então, lá vamos nós preparar tudo pra Sábado e pro feriado...

Bom, hoje eu vou falar sobre uma coisa que doeu, doeu muito... Mas eu acho que toda mãe e todo pai já passou por algum momento assim com os filhos...

Na Sexta, minha mãe não pôde ficar com as crianças, então, eu tive que levá-las comigo para o trabalho. Todo mundo sabe a trabalheira que é sair com bebê, né?

Pra ajudar, o bolinho do João, que até então não tinha tema, passou a ser com o tema do Homem-Aranha. Então, lá vai a mamãe aqui, com os dois, pro Saara comprar as coisas pra decorar um pouco a micro festinha.

Gente, a Juju super se comportou neste dia. Foi um amor, sabe?! Super me ajudou a cuidar do João, a procurar as coisas pra ele... Enfim, foi um amor de filha, super comportada.

Então, eu e o Carlos decidimos que deixaríamos ela abrir uma das Barbies ou iríamos dar um roupinha de Barbie pra ela. Para que ela se sinta valorizada, sabe?!

Mas, então, veio o Sábado.... Ainda não tínhamos falado pra ela do presente.. Nós íamos ao super mercado.

Bom, a Juju, como vocês sabem, tem o cabelo muito fino e bem cacheado... Então, ele estava bem cheio e "revoltado"... Ela me pediu pra fazer um rabo de cavalo e eu fiz. Só que não ficou legal. Então, pedi que ela pegasse a escova para que eu fizesse um bonitinho.

Pronto!!!!

Começou uma guerra aqui em casa!!! Foi um tal de chorar, de bater pé, de reclamar... Até que eu não aguentei e explodi. Acabei dando uma palmada nela. Ela saiu batendo a porta e dizendo que ia para o quarto dela.

Não, a Juju não é uma adolescente. Ela tem 05 anos!!!!!!

Quando ela voltou, ela estava mais calma. Mas, foi só falar em pentear o cabelo que a guerra começou de novo. Desta vez, não dei palmada. Levei ela ao banheiro e penteei na marra mesmo.

Em pouco tempo, ela parou de chorar e fomos para o mercado.

Não posso mentir, Pessoas. EU FIQUEI CHATEADA. FIQUEI COM RAIVA.

Senti-me triste, frustrada, zangada. Um misto de emoções e, por algum tempo, evitei falar com ela. Evitei mesmo. Porque ela havia me deixado triste.

Então, deixei a Juju de castigo.

Naquela noite, nós fomos ao shopping. Fomos eu, Carlos e João. Deixei a Julia em casa.

Antes de sair, quando eu estava dando frutinha pro João, ela começou a implorar pra ir. Ela percebeu que íamos sem ela. De verdade. Não era uma ameaça. Era uma realidade.

Foi um tal "Mãezinha, por favor, me deixa ir", "Mamãe, eu vou ser boazinha", "Você é a minha princesa, Mamãe", "Eu vou acalmar o João pra você, Mamãe", "Eu faço tudo o que você quizer, Mamãe"....

Gente, doeu... Fundo... Doeu demais...

Eu confesso que, depois de sair de casa, eu chorei. Eu saí triste. Pensei nela o tempo todo e trouxe um lanche pra ela.

Doeu nela? Com certeza!

MAS TAMBÉM DOEU EM MIM!!!!

Ela chorou. Eu chorei (longe dela). Mas foi necessário!!!

Se eu voltasse atrás e deixasse ela ir... Ela nunca entenderia que as atitudes dela geram conseqüências e eu "perderia" todo o respeito... Ela ia achar que bastava pedir desculpas e pronto. Ficava por isso mesmo!

Pode ser que eu receba muitas críticas por não ter cedido ao choro, que me achem uma mãe cruel... Mas não sou.

Tenho dado o meu melhor para os meus filhos e tento, a cada dia, ser uma mãe melhor.

Mas, vai dizer que, lá no fundo, você nunca sentiu raiva da birra do seu filho pequeno que se acha um adolescente?

Vai me dizer que nunca doeu em você aquela palmada que você acabou dando?

Vai dizer que nunca doeu em você o castigo que você aplicou?

SOU HUMANA!!!

Tenho todos os sentimentos inerentes a um ser humano! Raiva, frustração, dor, alegria, tristeza, amor, paixão...

Então, por favor, se vai vir com 07 pedras e me acusar de ser uma mãe ruim: pare por aí. Eu já chorei muito ontem por tudo o que aconteceu.

E, de diferente, acho que só tiraria a palmada. Porque eu daria o mesmo castigo. Ainda que eu chorasse de novo.

Ah, sim... O resultado?! A Juju, hoje, está um amor. Foi pra casa do amiguinho e não brigou com ninguém, super se comportou. No almoço, comeu tudo, sem eu ter que falar nada.... Está um amor....

Doeu nela? Sim. Doeu em mim?! Sim. Valeu a pena?! Não tenho a menor dúvida!

Boa semana!