sábado, 17 de outubro de 2015

ALIMENTAÇÃO DO JOÃO PEDRO

Oi, Pessoas.

Então, como eu prometi, vou escrever sobre a alimentação do João. Não vou comentar sobre a introdução alimentar da Juju porque, naquela época, eu fiz tudo errado. Então, não vou nem tocar nisso.

Diferente da Juju, que eu logo apelei para as papinhas prontas, na alimentação do João, eu decidi que ia fazer diferente. Que ia me esforçar para que ele comesse de tudo e de forma saudável.

Aos 04 meses, a pediatra me orientou a começar com as frutinhas. Elas deveriam ser amassadas ou batidas no liquidificador. O que fosse melhor.

Com a Juju foi tão fácil que eu imaginei que ia ser da mesma forma com o João! Sabe de nada, inocente!!! Nenhum filho é igual ao outro, bobinha!!!Amassei uma banana e fui, na maior inocência, dando para o João.

Quem conhece o Bolota, sabe que ele quase nunca chora.... Mas, nesse dia da banana... Parecia que estavam batendo nele, Gente!! Ele chorou muito! Eu apelei... Tente bater com leite e dar como vitamina, tentei deixar com fome... NADA!!! Ele não comeu de jeito nenhum!

Eu me senti super frustrada.... Até postei no Face... E muitos me incentivaram a a dar outras frutas e não desisir... Demos maçã, pêra, mamão... Insisti, insisti e FOI! Ele começou a comer uma frutinha toda no lanche da tarde...

Geralmente, mamão e banana eu amassava. Maçã e pêra eu raspava com a colher. Não tentei outras frutas a princípio.

Ah, já ia me esquecendo... Todos os dias, ele passou a tomar suco de frutas pela manhã. Dei suco de: laranja, laranja com cenoura e beterraba, água de coco, melnacia, manga.

No 5º mês, a pediatra falou para começar a papinha salgada.... E aí, tudo desandou!

Fiz super animada a 1ª sopa da minha vida... Carninha, batata, cenoura, chuchu, salsinha, cebolinha... E o João?! Não comeu nada!!! Odiou!!! Colocou pra fora, chorou, travou a boca (literalmente!)!!! E lá veio a frustração de novo.

Cheguei a oferecer uma pronta da Nestlé, pra ver se era o sabor da minha. Mas até essa ele rejeitou. E, pra piorar, passou a rejeitar a fruta da tarde...

Continuei insistindo... Passamos a dar comida no colo... Ele passou a comer uns dois dedinhos de sopa (copo de requeijão de plástico como medida). E só.

Um dia, passando o dia na Igreja, resolvi fazer o copo todo e levar no potinho térmico. Brincando, naquele dia, ELE COMEU TUDO!!! Raspou o potinho!!! Fiquei super feliz! Eufórica!!! Ainda mais porque ele não recusou a frutinha no lanche da tarde depois...

A partir daquele dia, ele passou a comer toda a sopinha. E todas as frutinhas. Mas tudo tinha que ser batido no liquidificador.

Fiz papinha de carne e de frango. Com batata, cenoura, chuchu, tomate, cebola, salsinha, cebolinha e por aí vai. E ele passou a comer. No final de Setembro, comecei a oferecer a papinha de forma mais pastosa, menos líquida. E a frutinha também.

Agora, aos 06 meses, o João toma, pela manhã, suco de fruta (procuro sempre alternar os sucos - lanranja num dia, manga no outro, melancia, água de coco, abacaxi, laranja/cenoura/beterraba). Depois, ele almoça (papinha de legumes ou purê com caldinho de feijão - 03 vezes por semana, eu coloco gema cozida amassada).

As papinhas eu faço de batata com cenoura e chuchu (às vezes, coloco um agrião ou brócolis, ou espinafre pra incrementar). Também já fiz de batata doce com outros legumes. Mas a que ele mais gosta é sempre quando a batata se sobressai.

Hoje ele almoçou purezinho de abóbora com caldinho de feijão e gema amassada. E ele RASPOU O PRATO. Gente, ele come bem, viu?! Meu Bolota está emagrecendo, mas comendo só coisinhas saudáveis que a mamãe aqui prepara!

No lanchinho da tarde, é sempre fruta: Banana, maçã, mamão, pêra. E agora tenho misturado sabores: às vezes coloco ameixa (preta ou vermelha), uva... E ele come bem também! Tem dias que come um potinho (de requeijão, daqueles de plático) inteiro!!!! Mas, na maioria das vezes, ele deixa um pouquinho (uns dois dedinhos, no máximo).

Agora, de acordo com as orientações da pediatra, estamos tentando que ele jante. Sopinhas. Coisa bem leve. Ainda não consegui. Ele rejeita, então, eu dou leite. Não deixo com fome. Mas, vou insistindo. Quem sabe, né?!

Meu conselho: siga sempre as orientações do pediatra de sua confiança e INSISTA!!! Não desista de primeira, como eu fiz com a Juju.

Nem sempre o João aceita tudo numa boa, mas ofereço outra vez, às vezes, de forma diferente, e vai! Então, meu segundo conselho é: NÃO DESISTA!!

Está na dúvida de como fazer? Nunca fez sopa, como eu? Apele pra nutricionistas, sites sobre maternidades com mães que já passaram por isso e dão dicas de sopa, revistas de culinária!

Eu não uso nenhum tipo de tempero pronto nas papinhas do João. Mas uso bastante salsinha, cebolinha, alho, tomate, cebola e um tico (quase nada mesmo!!!) de sal - e apenas porque a pediatra autorizou colcar uma pitada (e é uma pitada literalmente, tá?!).

Ah, antes que me perguntem: e na rua, como faz?

- Eu esquento a papinha e deixo bem quente. Levo no pote térmico da Skip Hop (É caro? É! Mas vale a pena investir? Vale! Porque a comida fica conservada e, mesmo depois de 03, 04 horas, ela ainda está quentinha).

- A fruta, se for para amassar, levo na bolsa sem descascar e amasso na hora de dar. Caso contrário, preparo e coloco no potinho de plástico. Envolvo com sacolas e levo na bolsa. Muito raramente, eu apelo pra papinha pronta (que também foi autorizada, previamente, pela pediatra).

- O suco eu levo pronto e coloco no compartimento térmico da bolsa.

Mês que vem, ele vai começar a comer outras coisas, aí eu venho contar pra vocês como vai ser, ok?!

Beijos e boa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!