segunda-feira, 30 de novembro de 2015

COM QUANTOS MESES MEU BEBÊ PODE SAIR DE CASA?!

Boa Tarde, Pessoas!

Então.. Ontem foi um dia muito especial! Foi aniversário de 08 anos do meu enteado e nós fomos almoçar no Outback! Como vocês sabem, há mais de 05 anos que não comemorávamos esta data com ele, então, foi um momento super especial para nós. Mas, enfim... Por qual motivo estou falando disso?

Em um determinado momento, João precisou trocar de fralda e, ao chegar ao fraldário, tinha um papai (sim, era o pai! OOooooohhhh!!!) trocando seu bebê. Ele era bem pequeno e a Juju logo ficou encantada... Vi que o papai estava meio sem jeito e fomos, eu e Juju, dando pequenas ajudas. Nisso, comentei que o bebê era fofo e devia ter 01 mês.

Foi então que o papai disse: "Não, ele tem apenas 10 dias. Na verdade, 12 dias."... OOOOOhhhhhh!!!! (Estou ouvindo todo mundo daqui!!!).... Mamães entraram em choque!!!

Nitidamente, ele era um papai de 1ª viagem - pela forma como limpava o bebê e também pelo jeito estabanado no trocador (se bem que eu sou A estabanada em pessoa e não sou mãe de 1ª viagem!). Por isso, fiquei realmente surpresa por ele e a mamãe do pequeno estarem em um restaurante cheio, dentro de um shopping, com um bebê de 12 dias!

Pessoas, vou deixar bem claro: FIQUEI SURPRESA, MAS NÃO CRITIQUEI, NÃO FALEI MAL DOS PAIS, NEM ESTOU CRITICANDO AGORA! Respeito toda e qualquer decisão que os pais tomam sobre suas crias. Eles sabem o que é melhor para os seus bebês!

Quando contei para minha mãe... Rsrsrsrs... Ela falou: "Ele estava pagando promessa ali? O que ele tem na cabeça? Criança não pode sair de casa com tão poucos dias!"

Enfim.... Afinal, a pergunta que não quer calar: quando eu posso sair com meu bebê de casa?!

Bom, eu não sou médica, portanto, não vou lhe fazer uma lista de recomendações, uma lista de proibidos e uma lista de autorizados. Vou falar das minhas experiências, ok?!

Bom, com a Juju, eu esperei até mais de 01 mês pra sair com ela de casa. Primeiro, porque ela já veio pra casa com quase 02 meses. Segundo, porque ela foi prematura e eu não queria arriscar. Optei por seguir os conselhos dos mais velhos (e mais sábios.. Rs! - nem sempre, eu sei!) e ficar em casa com ela por, pelo o menos 01 mês.

Com o João, que nasceu de quase 40 semanas, eu não esperei tudo isso. Acho que eu só esperei tirar meus pontos. Depois, fui ao supermercado e cheguei a ir a um restaurante com ele quando ele estava com quase 01 mês (mas ainda não tinha completado).

Vou dar exemplos:

- Juju fez aniversário 10 dias depois do nascimento do João. Quando ele estava com 11 dias, fizemos a festinha da Juju aqui em casa. O João não ficou no quarto (que fica no andar de cima). Ele ficou no carrinho, na sala. Não deixei ele "passar de mão em mão", óbvio. Mas não escondi o meu bebê no quarto.

- Quando João tinha 20 dias, precisei ir ao fórum despachar em um processo. Ele foi comigo. Na volta, passei no supermercado. Na sessão de frios, ao meu verem com um bebê pequeno, me permitiram passar na frente de todos... Achei muito humana a consideração das pessoas e comprei o que precisava....

Isso faz de mim uma mãe ruim, relapsa, desnaturada? Não! Isso me faz menos mãe? Não!

Isso me fez entender que, apesar das críticas da galera, eu tinha e tenho uma vida. Eu precisava ir ao supermercado, ir a trabalho e ir a determinados lugares e não tinha quem ficasse com o João (e mesmo que tivesse, eu não ia voltar a tempo de amamentar, então, eu levava comigo).

Os médicos recomendam que fiquemos longe de lugares fechados (como shopping, supermercado e etc) por, pelo o menos, 03 meses. Mas, hoje em dia, nem todas as mamães têm como esperar este tempo todo - porque tem milhares de afazeres!

Então, qual o tempo que você tem que esperar pra sair com seu bebê? O tempo que você e o pediatra escolhido por você acham que deve!!! Tenha certeza que, por mais tempo que você espere, vai ouvir críticas de qualquer forma.

O mundo é assim: todo mundo adora apontar os dedos e esquecer que sempre têm 04 apontados para dentro....

Mas, ó, garanto uma coisa: Eu entendo você e, pelo o menos eu, não vou lhe apontar o dedo!

Boa semana!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!