sexta-feira, 20 de novembro de 2015

JUJU TEM 05 ANOS E AINDA NÃO LÊ?!

Oi, Pessoas!

Muitos vão achar o meu título um absurdo! Como assim que a sua filha tem 05 anos e ainda não lê tudo e não escreve tudo? Ela ainda não sabe cozinhar? Nem fritar um ovo? Como assim que ela ainda não passa suas próprias roupas? Não acredito que a Julia ainda não fala inglês, nem espanhol e muito menos o mandarim!! Bianca, você é uma péssima mãe!

Primeiro, não vou culpar o fato da Juju estar em uma escola pública pelo fato de ela não ler aos 05 anos. Eu poderia alfabetizá-la em casa. Também não vou dizer que acho um absurdo ela não trazer 05, 06 lições de casa todos os dias!

Acho que ninguém entendeu ainda.... JULIA TEM APENAS 05 ANOS!!!!!!!!!

Eu não estou numa disputa de vida com ninguém! Minha filha não está concorrendo a nenhum alto cargo executivo no momento, com salário bem alto. Minha filha está vivendo. Minha filha está SENDO CRIANÇA!

Juju está na Educação Infantil 1. Na minha época, acho que isso era chamado de Jardim I. Em na minha época, as crianças aprendiam as letrinhas no CA (Classe de Alfabetização) quando estavam com 5/6 anos. Ler, ler mesmo, só na 1ª Série (que era com 6/7 anos).

Atualmente, há uma grande concorrência entre as mães (e pais também!) para saber qual filho sabe mais, qual filho aprende mais rápido! Querem que os filhos aprendam a ler e a escrever no mesmo instante em que começam a andar!

Outro dia, eu estava com a Juju em um quiosque de lanches e estavam ali algumas garotinhas da mesma idade dela (por volta dos 04/05 anos). Percebi que elas estavam brincando com um dominó com desenhos de animas e o nome deles em inglês. De repente, elas começaram a falar os nomes e lendo os nomes em inglês.

Por um instante, eu me peguei pensando: "Poxa, a minha Juju não sabe ainda nem ler em português!"... Mas, depois eu parei e pensei: "Caraca! Essas gurias são da idade da Juju. Que horas elas brincam e se divertem?" - sim, eu descobri que passavam o dia inteiro na escola.

Nada contra crianças e bebês passarem o dia inteiro na escola. Juju ficava o dia inteiro na escola até 2013. Mas, em nenhum destes momentos eu cobrei das professoras que ela lesse e escrevesse... Não cobro hoje também! Minha filha tem que ser criança!!!

Ela vai aprender a ler e a escrever, sim! Mas, no tempo dela, com a idade certa! E a idade certa é na alfabetização. No momento, ela precisa ser criança: brincar, correr, jogar bola, brincar de boneca, imaginar o que está escrito no livro, deixar que EU LEIA para ela!

Hoje em dia as crianças já estão ficando "adultas" tão cedo! É roupa de adulto em crianças (meninas que parecem anãs, pela forma como se vestem - e, por favor, sem preconceitos!). É dança sensual para crianças.... Vídeos de crianças dançando e falando como adultos recebem milhares de "likes"!!

Juju vai ter tempo para ler. Juju vai ter tempo para escrever. Tanto tempo que vai escrever milhares de diários, dezenas de cartinhas de amor, centenas de cadernos escolares! Então, por qual motivo eu iria apressar estes momentos?!

Eu não quero e nem preciso que a Juju aprenda a ler e a escrever em plena Educação Infantil!!! Minha princesa vai crescer no tempo dela! Mesmo que hoje ela já esteja agindo como uma adolescente!!!!

Tudo tem seu tempo!! A Bíblia já diz isso há tempos!!!!

Bom final de semana!!

Bianca


2 comentários:

  1. Oi Bibi... Gabriel só aprendeu a ler e escrever mesmo na alfabetização. Ou primeiro ano como chamam hoje. Com 5 anos ele já fazia associações mas ler mesmo, só com 6.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bibi... Gabriel só aprendeu a ler e escrever mesmo na alfabetização. Ou primeiro ano como chamam hoje. Com 5 anos ele já fazia associações mas ler mesmo, só com 6.

    ResponderExcluir

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!