domingo, 3 de janeiro de 2016

INDEPENDÊNCIA OU MORTE?! OI?!

Olá, Pessoas!

O ano já começou há exatos 03 dias... Como foi seu Natal e seu Réveillon? Nossas festas de finais de ano foram ótimas, graças a Deus! Foi o 1º Natal de nosso enteado conosco, mas nem vou falar sobre isso....

Hoje eu quero falar sobre a independência dos nossos filhos. Independência dos filhos. Como assim?!

Olha, antes de eu começar a falar, quero dizer que não estou aqui para apontar dedo para as mamães que curtem e fazem uso da cama compartilhada, aleitamento materno tardio ou que criam os filhos totalmente embaixo de suas asas. Gente, cada mulher sabe o que é melhor para seus pimpolhos, ok?!

Bom, acho que, por eu ter sido criada de uma forma em que eu fosse completamente independente dos meus pais, eu tento fazer o mesmo com meus filhos. Eu, BIANCA, achei melhor. Isso não significa que é a maneira correta para você criar o seu, ok?

Quando eu era pequena, com uns 7 anos, minha irmã mais nova nasceu. E, como dormia no mesmo quarto que eu, eu ajudava a cuidar dela. Quando minha mãe precisava sair, eu cuidava dela e do meu irmão. E com 09, eu cuidava dela, do meu irmãos e de todos os primos menores para os adultos saírem à noite. Levava a Lu pra escola, trazia pra casa e esquentava o almoço dos 03. Enfim, eu fui criada assim.

Eu quis criar a Juju assim também. E tenho feito o mesmo com o João. Claro que quero meus filhos sempre por perto e, tudo que eu puder fazer por eles, farei. Mas quero que saibam "se virar" caso eu não possa atendê-los naquele momento.

A Juju, desde que chegou do hospital (com quase 02 meses), dormiu no berço dela. Ok. A 1ª noite não. Ela dormiu no bb conforto, do meu lado na cama. Mas, no dia seguinte, estava no berço. Tá certo que o berço dela era no anexo do meu quarto, mas não era dentro do meu quarto. Com o João, foi um pouquinho diferente porque ele esperou os 09 meses para nascer. Ele dormiu 01 mês no carrinho no mu quarto e depois - berço dele, no quarto das crianças, que fica no outro lado do corredor.

Sim, ele ia pro berço e dormia lá. E é assim até hoje. Algumas vezes, ele dormia no meu quarto e era levado pra cama. Outras vezes, dormia no colo e era levado pro berço. Mas, muitas das vezes, mamava no quarto e dormia sozinho no berço. E não, eu não o deixava chorando até dormir (não gosto nem um pouco desta tática. Essa de: deixa ele chorar até dormir - principalmente de madrugada, que ele aprende a dormir sozinho. Uma ova que eu vou deixar meu filho chorando sozinho!).

A babá eletrônica faz o serviço dela e eu faço o meu. João fica no berço quietinho até dormir - quando não dorme assim que termina a mamadeira. Se ele chora, eu vou lá e fico com ele até ele "pegar no sono" - nem sempre é no colo porque ele prefere dormir no berço. Não curte muito dormir no colo.

Quanto à mamadeira... Juju não mamou no peito. Usei a mamadeira do Dr. Brown por um bom tempo. Acho que mudei para a da MAM quando ela já tinha 01 ano e meio, mais ou menos. E ela só mudou da mamadeira pro copo de adaptação com 03 anos e meio, quando começou a fazer fono e ela pediu pra tirarmos a mamadeira. Hoje toma leite no copo - e, confesso, a quantidade de leite consumia reduziu drasticamente. Ela tomava quase 01 litro a cada 02 dias. Hoje, 01 litro dura mais de 01 semana.

O João toma leite na mamadeira da MAM hoje (na verdade, desde os 06 meses) e água é no copo de adaptação. Ele já segura tanto o copo quanto a mamadeira sozinho e acho que é por isso que comecei a trocar tudo mais cedo. A Juju, por ser prematura, demorou a segurar a mamadeira, copos e etc. Acho que por isso posterguei mais estas trocas.

A Juju já está com 05 anos, então, o que eu tenho feito com ela para que ela possa ser mais independente:

* Ela já se limpa sozinha quando vai ao banheiro fazer nº 2. Eu só passo um papel ao final pra saber se está realmente limpo - e não faço isso todas as vezes (porque quero que ela confie nela, que ela saiba que ela é capaz de se limpar).

* Ensino a Juju a lavar sua calcinha na hora do banho (usamos sabão de coco e eu sempre lavo melhor depois que sai do banho). Na cabecinha dela, quem lavou foi ela.

* Estou ensinando a usar a sanduicheira par fazer o sanduíche dela de manha. Ela já sabe montar o sanduba, ligar a sanduicheira e como checar, com cuidado, se ele está pronto. Ainda não deixo ela desligar a sanduicheira, nem tirar o sanduíche dela. Mas, logo, logo, ela vai saber como fazer isso.

* Já ensinamos como fazer o leite e quanto tempo ela tem que esquentar no microondas. Atualmente, ela faz tudo sozinha. Coloca o leite e o açúcar. Põe no microondas, aperta o 3, o 0 e o ligar. Pronto, leite pronto pra beber.

* Tento dar certa autonomia na hora de escolher a roupa. Mas isso ela ainda "erra" muito pq quer sempre ir muito arrumada - mesmo se for na padaria da esquina. Tem vezes que ela quer colocar um vestido de festa para ir comprar refrigerante no posto com o pai. Aí não dá, né?!

* Peço sempre para ela colocar os pratos na mesa, os copos e talheres. E, dentro do possível, deixo ela me ajudar com a louça (só as coisas de plástico, claro!) - ou ajuda a lavar, ou seca enquanto eu lavo.

Bom, é isso...

Como eu disse, é assim que eu faço. Mas não estou criticando a forma de ninguém, ok?!

Por aí, como é?

Beijos!

Boa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!