sábado, 6 de março de 2010

ENTEADO(A), FLIHO(A)?!

PARA ANA CAROLINA:

"Querida Carol. De forma alguma quero que pare de visitar meu blog ou comentar aqui. Recebo as críticas e as analiso. Se estas corretas, eu aceito e acato. Se estão erradas, apenas discordo. Usei e uso este espaço para compartilhar minhas dúvidas de mãe, de mulher, de mulher neurótica. Embora, a finalidade principal dele seja a de tirar minhas dúvidas comom MAMAE DE PRIMEIRA VIAGEM. Adoro seus comentários porque adoro pessoas inteligentes e você me parece ser uma delas. Por favor, apareça sempre e comente sempre. Este espaço, mais do que meu, é para mulheres inteligentes. Fique a vontade. Um beijo grande, Bia"


AO POST:

Para quem não sabe, meu marido teve um filho de um relacionamento anterior (vide posts anteriores). Ele ainda é pequeno, não entende muito as coisas e tem um pedaço enorme do meu coração com ele. Eu sou louca por crianças, sempre tive o sonho de adotar uma e, com este lance de ter um enteado, meio que realizei este sonho, né?! Afinal, NOSSO, NOSSO mesmo, não é. Mas, acaba sendo um pedacinho da gente porque está sempre ali, conquista, se apega....

Bom, eu tive que trocar alguns presentes de casamento (infelizmente!). Alguns vieram repetidos e outros eram altamente desnecessários agora (para quem não sabe, ainda não conseguimos alugar nossa casa, então, alguns planos tiveram que ser adiados). Então, ontem, no auge da minha crise, decidi que era hora de trocar estas coisas, criei coragem e fui com meu marido e minha mãe na loja.

Decidi que trocaríamos por vales e depois por itens. No final das contas, como meu marido deixou que eu escolhesse, optei por comprar coisas para as crianças, que é a necessidade primária agora. Vamos direto ao assunto, sem rodeios.

A mãe do meu enteado não gosta de mim - até aí, entendível. Mas, desconta isso no menino. Não manda roupinhas pra ele quando ele vem passar o final de semana conosco, faz quetsão de nos deixar de fora de tudo o que acontece na vida dele, não manda itens básicos dele como fralda ou hipoglós... Dá escândalos e escândalos quando ele vem pra nossa casa... Enfim, ciúmes. Entendemos o recado e resolvemos que era mais do que hora de ele ter as coisas dele em nossa casa.

Então, usei o vale com coisas que eu PRECISAVA naquele momento - roupas pro meu enteado. Que, no meu coração, não tem diferença com Júlia. É fruto do homem que eu amo. É amado por mim também. E ponto. Se ele precisar e eu puder dar, eu vou dar. Só que, diferente da primeira vez que eu comprei várias roupinhas, ela levou e sumiu com elas, desta vez, as roupas ficam aqui em casa, pra ele usar quando vier.

Será que ela não consegue enxergar que eu amo o menino? Que trato ele bem? Vendo a novela outro dia, a personagem da Lílian Cabral disse: "Eu estou morrendo de ciúmes de tudo o que a Helena fez na casa. Ficou perfeito. Mas, estou sendo má e egoísta. Eu tenho e vou agradecer a ela por tudo o que ela fez por minha filha. Por recebê-la de braços abertos.".

Eu não quero reconhecimento de Chicoo, Francisco, Fulano ou Ciclano. Faço o que faço por amor e faria tudo de novo e de novo e de novo. Porque sou apaixonada pelo meu enteado. Porque ele é o menino mais lindo do mundo. Porque, no meu coração, ele é filhote que precisa de proteção, porque é meu enteado e faz parte da minha pequena família. Puxa, por quê eu não posso amá-lo?

Tenho que ser uma MÁdrasta? Não posso amar o menino e ser uma BOAdrasta?

Sim, eu poderia ter comprado tudo com coisas só pra Júlia - coisas que ela nem poderia usar (porque na loja não tinha itens que são necessários comprar, mas supérfulos). Poderia ter sido egoísta e pensado só na Jujuba, sim. Mas EU NÃO SOU ASSIM E ME RECUSO A SER!!!!!!!!!! Ponto.

Comprei umas poucos coisas pra ela, com o que sobrou do vale - o resto, vamos comprando aos poucos, com tempo. Ela tem este tempo. O meu enteado vem pra cá na semana que vem.... Isso era mais urgente. E eu não sou egoísta.

Desculpem o longo desabafo desta bipolar.... Mas estava um nó na minha garganta!!!!!!

Bom final de semana.

PS.: Hoje a Jujuba tem uma festa pra ir.... Será que ela vai mexer muito na pista de dança?!

Bia

6 comentários:

  1. Isso é AMOR e ela não entende.
    Você está mais do que certa !


    Beijos
    Lud

    ResponderExcluir
  2. Vivo quase que a mesma situação que você, pórem meus enteados vivem comigo, amo como se fossem meus filhos, faço papel de mae em tempo integral.E a mae deles, por um acaso tambem nao gosta de mim, mas no meu caso, mando as roupas direitinhas, e as vezes elas nao voltam, ou quando voltam estao manchadas, ou sem lavar...Conhecidencia né?! Mas enfim, faco tudo o que estiver ao meu alcance para poder fale-los felizes e serem pessoas corretas, ou seja, nao consigo de forma alguma ser indiferente...É uma coisa sem explicacao! Mas Deus sabe oque faz né! O negócio é esperar! kadini - Guarulhos SP

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia.Eu vivo numa situação assim:Eu moro com meu marido ha 3 anos.Ele tem 2 filhos de outro casamento,um de 8 anos e um de 13 anos.O mais velho mora conosco vai fazer 2 anos em setembro.Pois a mãe ligou pedindo para o pai dele buscar ele que ela não aguentava mais.Pois bem,quando ele veio pra nossa casa teve que se acostumar com nosso ritmo,nossa rotina essa coisas.Foi muito dificil no começo,pois na casa da mãe ele não tinha horários,obrigações e direitos.Mas com o tempo tudo se ajeitou,ele como viu q a mãe só ligava por outro irmão menor e tudo oq ela fazia (alias,não fazia para ele como filho)ele foi se apegando em mim e eu nele claro.A nossa relação ficou tão forte q ele não ia mais na casa da mãe,evitava ela ao maximo.
    Eu e o pai dele conversamos com ele e explicamos q não era correto,q ela era mãe dele que não existe ex-mãe essas coisas.Que bom eles voltaram a conversar e ele voltou a ir lá(confesso que fiquei com um pouquinho de ciúmes),mas é mãe dele.Acontece que ela começou a ligar direto pedindo pra ele ir pra lá,quando ele quisesse,e eu tenho uma filha do meu primeiro relacionamento que mora conosco,eu trabalho e o meu marido tambem,então ela fica na escolinha tempo integral e a tarde ele que fica com ela ate meu marido chegar,pois eu chego mais tarde,ele arruma a cama ajuda limpar o quintal essas coisas.O problema é que faz 2 finais de semana que ele foi pra lá e veio com uma conversa que lá na casa dela ele não fazia nada que ela dava dinheiro pra ele ir na lan house(eu odeio esses lugares para adolescentes).Enfim,agora ele disse que faz muita coisa em casa,que cuida da minha filha,que queria voltar morar lá.Eu fiquei muito triste e magoada,pois eu fiz tudo oque estava ao meu alcance para faze-lo feliz.Quando ele tinha crises de aborrecente quem estava lá eu,e agora quer dizer que eu não servi para nada.Desculpa o desabafo,bjs.

    ResponderExcluir
  4. Estou casada (2º casamento) com um homem que trata muito mal meus dois filhos adolecentes. Apesar de ainda amar este homem, me sinto culpada - é como se eu estivesse traindo meus dois filhos. Vocês acham que estou errada? Os filhos não devem sempres estar em primeiro lugar?

    ResponderExcluir
  5. Sobre a pergunta: "Estou casada (2º casamento) com um homem que trata muito mal meus dois filhos adolecentes. Apesar de ainda amar este homem, me sinto culpada - é como se eu estivesse traindo meus dois filhos. Vocês acham que estou errada? Os filhos não devem sempres estar em primeiro lugar?"

    A minha situação é o inverso da tua: sou a madrasta...rs... Se o seu marido te ama, ele ao menos respeitaria seus filhos. Gostar dos seus filhos é uma coisa que pode demorar um tempo, porque o gostar é uma conquista e não uma imposição. Mas o mínimo é o bom tratamento para com os seus filhos. Agora, tente avaliar também o comportamento dos seus filhos para com o seu marido. Lembre-se que não é só seu marido que deve conquistar o respeito e carinho dos seus filhos, mas eles também devem conquistá-lo, pois já são adolescentes e entendem certas coisas. De repente uma terapia seria boa para seus filhos entenderem tudo o que está acontecendo, o que poderia refletir no comportamento do seu marido. Falo em terapia para teus filhos, porque não sei se ele aceitaria submeter-se a tratamento. Não acho que os filhos devem estar em primeiro lugar sempre nem que o casamento deve estar em primeiro lugar sempre, acho que todos devem estar em seus devidos lugares, sempre respeitando os limites do outro. Se vc quer salvar seu relacionamento, tente conversar com seu marido para descobrir como ele se sente em relação aos seus filhos e analise se ele não está se sentindo invadido ou desrespeitado. E converse com seus filhos sobre o que eles sentem também. Acho que o melhor é o entendimento. Seus filhos têm que entender que se não for o seu marido, será outro e que eles terão que lidar com isso. E o seu marido, por sua vez, tem que entender que vc tem esses 2 filhos (prévios ao surgimento dele) e que essa situação é imutável e ele vai ter que lidar com isso também. O que quero sugerir é uma conciliação de interesses, para que todos possam se respeitar e viver harmonicamente. Filhos adolescentes não são fáceis, mas se espera de um adulto (do seu marido) maior entendimento. Se mesmo assim, não funcionar e se tornar insuportável, a única situação que vc pode mudar é a do seu casamento, porque seus filhos serão seus filhos para sempre. Mas tente entender seu marido também, de forma neutra, pois a cabeça do homem não é igual à da mulher (o instinto materno). No meu caso, tudo começou a se ajeitar quando meu marido me ouviu e entendeu, impondo mais limites às crianças e quando passei a entender que ou dava chance para as crianças me conquistarem ou sempre seria a "má-drasta". Na vida temos que ser como o bambú: flexíveis, mas estáveis o suficiente: curvar-nos para alcançar a medida do outro, mas não ao ponto em que nos quebraríamos. Espero ter ajudado, pois entendo tanto a sua angústia quanto à do seu marido.

    ResponderExcluir
  6. Oii,eu tenho so 17 aninhos,meu namorado tem 25, a gente ta ha 2 anos,mas no principio do nosso namoro tinham ligado pra ele de um certo hospital dizendo que ele tornou-se PAI DE UM MENINO.
    Acontece que na epoca a ele tinha terminado o relecionamento com a ex,e ao terminarem ela estava gravida e n tinha dito nada a ele no entento ele n sabia da gravidez.Poucos meses depois
    (qndo ja estavamos juntos) ele recebeu entao a tal noticia.
    Ganhou coragem de me contra,e qndo isso aconteceu chegamos a chorar juntos pela surpresa do destino,ele n queria reconhecer o bb,mas eu vi que a crianca n tinha nada haver com o "erro" dos dois entao eu pedi para que ele nao fosse COVARDE e assumer o bb.
    ele o fez,registou,da mesada e ama o filho...
    Mas apesar de ver ele feliz com o filho,pq ele envia-me fotos do bb no colo dele e a rirem...e uma inergia que me contagia. Mas na verdade n suporto ele naquela casa,pq no principio a familia da mocinha chegou at a desejar MORTE A ELE :-( tratava ele tao mal.....

    Enfim,so n vejo a hora de termos a nossa casinha e n ser preciso ele ir naquele INFERNO QUE CHAMAM DE CASa!!!!
    EU AMO O MENININHO,E MTO LINDO,PARECIDO COM O PAI,ADORO QNDO MEU NAMORADO LIGA PRA MIM PARA OUVIR O CHORINHO DELE DE MIMOSO....enfim,AINDA N CONHECO A MAE DELE,E TENHO MEDO QUE TENHAMOS A PIOR RELACAO DO MUNDO :-(

    ResponderExcluir

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!