quinta-feira, 11 de março de 2010

MATERNIDADE

Estava passeando hoje por uma das comunidades de gravidez do Orkut e me deparei com uma discussão acerca do que levar pra maternidade. E, calhou exatamente de eu estar lendo sobre o tema na revista "Crescer" hoje de manhã.

Mas, lá eles abordam apenas roupinhas. De acordo com eles, o bebê troca de roupa duas vezes por dia e, em média, são 03 dias na maternidade (eu ainda vou perguntar isso pro meu médico porque meu parto, com certeza, será cesárea). Portanto, de acordo com a revista, seriam 06 macacões, que já devem ser levados de forma separadas para que as enfermeiras não precisem ficar me perguntando o que o bebê vai usar.

Tá.... Mas, que negócio é esse de ter que levar lenço umedecido & pomada? E levar em saquinhos separados de organza?! Gente, isso tudo é necessário?! Porque, tipo assim, toda mãe de MENINA me diz que nem lenço umedecido se pode usar em bebês do sexo feminino até os 03 meses, mais ou menos, só algodão.

E já ouvi também que não se usa pomada ou nada com cheiro até o 1º banho e/ou que o umbigo caia. São tantas informações que estou ficando maluca.... Daqui a pouco, nem mala eu vou arrumar... Vou só sentar no chão e chorar porque tô ficando perdidinha...

AFINAL, O QUE EU LEVO? QUEM ME DIZ O QUE TEM QUE LEVAR?!?!?!

3 comentários:

  1. Vou ver se consigo te ajudar rs;
    Com relação as roupas, como não ocupam muito espaço na mala leve até um pouco a mais, é uma forma de se ter opções de trocas quando ela estiver no quarto, já é uma forma de ir treinando rsrs.
    procure deixar separadas e combinando , fica mais facil para as enfermeiras trocarem e não colocarem nada que não combinem.
    Quanto a pomada(se necessario) e fraldas, durante a internação a maternidade formence.
    Após o parto o bebê é limpo depois da avaliaçao pediatrica.
    Quando você for dar o 1º banho, vai usar um sabonete neutro próprio para criança.
    Quanto a cheiro/perfumes, nos primeiros dias procure não aplicar diretamente na pele dela.
    A pomada Hipoglos, serve para proteger a area contra assaduras, tenha sempre a mão, não se esqueça de colocar uma na bolsa.
    Lenço umedecido!!!!
    Em casa procure limpar com algodão e água, o lencinho é só para emergencias fora de casa.
    No começo a sujeirinha não tem nem cheiro, é somente leite materno e restinho liquido aminiotico que fica no estomago do bebê que é eliminado pela urina e cocô.
    Ia me esquecendo, depois do banho limpar o umbigo com alcool a 70graus.
    Espero ter ajudado.
    Ta melhor hj? Espero que sim, fique bem
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Vou te passar uma parte da minha experiência, aí vc tenta adaptar para sua realidade, ok?
    Meu filho nasceu prematuro, ficou na UTI, então não precisou de roupinhas durante um bom tempo, mas quando passou a usar roupinhas as enfermeiras solicitaram que eu levasse tudo separadinho em saquinhos, do jeitinho que eu quisesse que fosse colocado nele, por isso comprei uns saquinhos plásticos que são vendidos em lojas para bebês, que custam em média R$ 4,00 à R$ 6,00 e coloquei o macacãozinho, a meinha, a luvinha, a toquinha, tudo combinando e realmente eram duas mudas por dia.
    Vc deve estar perguntando, para quê touca, luva, meia?
    Os recém-nascidos são gente, como a gente, porém, na fase de recém-nato tendem a ficar com as extremidades mais frias, precisando assim de um aquecimento maior, ainda mais durante os dias de maternidade, que em sua maioria têm ar-refrigerado. As mãozinhas e os pezinhos devem estar sempre aquecidos nesse primeiro momento.
    Quanto ao uso de lenço umedecidos, realmente as enfermeiras da UTI não utilizavam, para fazer a limpeza, elas utilizavam algodão e hidratante Johnson (isso mesmo, hidratante), por ser mais suave e não ter um cheiro muuuuito forte. As pomadas para assadura são super necessárias e os pediatras da UTI só indicavam hipoglós (hoje o hipoglós e totalmente diferente de 20, 30 anos atrás, a sua fórmula é ótima).
    É isso, espero ter ajudado!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Bibi,

    Nos hospital onde Gabriel nasceu, eu tive que levar as fraldas e a pomada. O algodão e a água eles davam. Gabriel nasceu de parto normal, portanto mais da metade do que levei não usei, pois tive alta na manhã seguinte.

    Mas é isso mesmo. Tem que levar a roupa separadinha. Além da roupa para ela ficar na maternidade, leve a saída da maternidade e a manta que ela vai sair.

    Eu levei uma manta de malha e 2 cueiros, que foram usados. Levei somente macacões e meias.

    Eles nascem com as unhas grandes e muito finas. Seria interessante uma luvinha de malha para ela não se arranhar.

    O restante dos itens de higiene, o hospital deu tudo. Não precisei levar sabonete e essas coisas.

    ResponderExcluir

Aguardamos, ansiosamente, seus comentários!